quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Política Nacional de Saneamento é tema de encontro do grupo de estudos da SAN

O economista e 1º comissário da Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Estado da Bahia (CORESAB), Raimundo Filgueiras, foi o facilitador de mais um encontro do Grupo de Estudos em Saneamento da superintendência de Saneamento da SEDUR (SAN/SEDUR). A visão sistêmica da Política Nacional de Saneamento Básico, regulação de serviços e ainda os aspectos transversais das leis de saneamento foram os principais temas da apresentação de Filgueiras.


Dando sequência às reuniões do grupo, está sendo agendada para a próxima quinta-feira uma apresentação sobre o Programa Nacional de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (PEAMSS).

Fonte: Comunicação SAN/SEDUR

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Entregues viadutos da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos

Os dois primeiros viadutos da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, que ligam o Retiro ao Iguatemi e o Iguatemi ao Retiro foram abertos neste fim de semana e devem receber em média 40 mil veículos por dia. São cerca de 340 metros de comprimento em cada sentido e 8,80 de largura com duas pistas de cada lado, o que vai facilitar o trânsito e acabar com os engarrafamentos no local.

“Essa é a primeira parte da obra da Via Expressa a ser entregue a população. A previsão é que no fim de setembro a antiga Rótula do Abacaxi esteja concluída, com os seis viadutos que vão integrar a Via Expressa”, afirmou o presidente da Conder, Milton Villas-Bôas.

No sábado (31), o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, a secretária da Casa Civil, Eva Maria Chiavon e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, visitaram a obra. Segundo o ministro, “com essa liberação, já vamos sentir uma melhora importante no trânsito da região. Inclusive queria agradecer a paciência da população com os transtornos, que sempre são causados por grandes obras e dizer que tudo isso vai ser reverter em benefícios duradouros para Salvador”.

Já o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, afirmou que “a obra está seguindo o cronograma normal e não há grandes atrasos. Em setembro entregamos a Rótula pronta à população”. A cada semana a construtora responsável pela construção vai enviar um relatório com os cronogramas atualizados para a Conder.

A secretária da Casa Civil lembrou que com a conclusão destes primeiros viadutos o trabalho no canteiro vai ser facilitado. “Com a entrega desses dois viadutos, as máquinas e operários vão ter mais facilidade e espaço para trabalhar, o que agiliza a finalização das outras etapas”.

Operários e população comemoram entrega de viadutos


Os aplausos e a emoção dos operários quando os primeiros carros cruzaram o viaduto que liga o Retiro ao Iguatemi, na Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, marcou a entrega da primeira parte da obra neste fim de semana. Depois de trabalhar durante mais de seis meses, o ajudante José Antônio se sentiu orgulhoso ao ver o primeiro ônibus entrar na pista.

“Eu não ando de carro, por isso queria ver o primeiro ônibus passar. Estou feliz em saber que deu tudo certo e que agora quem for ao trabalho não vai mais enfrentar aquele engarrafamento dentro de um ônibus neste trecho”, disse Zé Antônio, como é conhecido entre os colegas.

O motorista de ônibus, Joelmar Conceição, que já havia cruzado os viadutos nos dois sentidos, acha que a obra ficou muito boa e quer esquecer os engarrafamentos que tanto atrasavam as viagens. “Às vezes perdia mais de 40 minutos só para cruzar a rótula, com esses viadutos e sem as sinaleiras está tudo fluindo mais rápido e acho que esse problema acabou”.

Via Expressa acaba com problemas de trânsito

Não é a toa que o local se chamava Rótula do Abacaxi. São quatro grandes avenidas se encontrando em mais de oito cruzamentos, sinaleiras, retornos, um verdadeiro labirinto que confundia os motoristas desavisados e provocava engarrafamentos gigantescos.

Para descascar esse abacaxi e facilitar a chegada de mercadorias até o porto de Salvador, o governo do Estado, em parceria com o governo federal, está construindo a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, que liga a BR-324 ao terminal marítimo e redesenha o trânsito na Rótula.

Com investimento de mais de R$ 380 milhões, a obra já é considerada a maior intervenção de infraestrutura viária da capital. A Via Expressa Baía de Todos-os-Santos terá 4,3 mil metros, passando por Água de Meninos, Ladeira do Canto da Cruz, Estrada da Rainha, Largo dos Dois Leões, avenida Heitor Dias, Rótula do Abacaxi, até chegar à Ladeira do Cabula, alcançando a BR-324. No percurso, haverá três túneis, quatro passarelas, seis elevados, uma ciclovia, 35,5 mil metros de passeio e 23,2 mil metros de pista de rolamento com dez faixas de trânsito, sendo quatro exclusivas para veículos de cargas.

Fonte: Agecom