quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Governo reafirma compromisso com os povos indígenas


O Secretário de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, recebeu nesta quinta-feira (12) 26 caciques representantes de comunidades indígenas Pataxós e Tupinambás do Extremo Sul da Bahia. O objetivo da reunião convocada pelas lideranças era dar continuidade ao diálogo que o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), tem estabelecido com estes povos em busca de uma solução negociada para suas demandas, sobretudo na área de habitação.O Secretário de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, recebeu nesta quinta-feira (12) 26 caciques representantes de comunidades indígenas Pataxós e Tupinambás do Extremo Sul da Bahia. O objetivo da reunião convocada pelas lideranças era dar continuidade ao diálogo que o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), tem estabelecido com estes povos em busca de uma solução negociada para suas demandas, sobretudo na área de habitação.

Durante a atividade, que contou com representantes de comunidades indígenas dos municípios de Itamaraju, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Itapebi, o secretário Florence reiterou o compromisso do Governo do Estado da Bahia com a população indígena, assumindo a tarefa de acompanhar as reivindicações apresentadas pelo grupo junto às demais secretarias do Governo.

A reunião resultou na elaboração de um cronograma de trabalho e de captação de recursos para a produção de 1680 unidades habitacionais e reforma de 106 unidades, pleiteadas pelas lideranças presentes. “Este acordo é fruto de dois fatores principais – a existência de uma política de Estado voltada para a habitação, que é o Programa Dias Melhores, e a mobilização da comunidade indígena”, destacou Florence.
Para o Cacique Aruã, representante da comunidade pataxó de Coroa Vermelha, os resultados foram positivos. “Percebemos que há um compromisso desse governo com a causa indígena e nós esperamos que nossas comunidades sejam beneficiadas por esses projetos de habitação e infra-estrutura”, destacou. Durante o mês de março, serão realizadas reuniões nos municípios de Itamarajú e Porto Seguro, a fim de dar seguimento aos trabalhos em parceria direta com a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário