terça-feira, 3 de maio de 2011

Começa disputa para desenvolvimento do Sistema de Mobilidade da RMS


Foram abertos nesta terça-feira (3) os envelopes com as propostas apresentadas por sete empresas, contendo os estudos e projetos preliminares solicitados pelo Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para o desenvolvimento do Sistema de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Salvador. Das dez empresas que haviam manifestado interesse, três desistiram. A abertura dos envelopes foi realizada às 9h, no auditório da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan).



O prazo para a entrega dos estudos finais é 30 deste mês e vai abordar a tecnologia a ser implantada (BRT, VLT ou outra) e a forma de gestão do sistema, pública, privada ou por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Os documentos serão analisados pelo Grupo de Trabalho Executivo, formado pelas secretarias do Planejamento, da Fazenda (Sefaz) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur), pela Casa Civil e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).


O assessor especial da Seplan, Antônio Alberto Valença, que presidiu a cerimônia de abertura dos envelopes, afirmou que o PMI pode, inclusive, compor um projeto próprio, utilizando elementos de cada uma das propostas apresentadas. “A discussão sobre a tecnologia adequada levou a esse procedimento para se aprofundar e analisar os projetos”.


Segundo Valença, uma consulta dessa natureza foi orientação do governador Jaques Wagner. “Não há preferência por nenhuma tecnologia. A escolha será daquela que melhor atender a população”.


Para o secretário Zezéu Ribeiro (Seplan), o Sistema de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Salvador não pode se esgotar em um só evento, como a Copa do Mundo. Precisa atender a população no seu dia-a-dia. “O que interessa é que o cidadão saia de casa e chegue ao trabalho pagando uma tarifa única, com o maior conforto e no menor tempo possível”.


Zezéu disse que uma das condicionantes das propostas é a articulação com o metrô. “A proposta que não apresentar essa característica estará eliminada”. O secretário declarou que o projeto vai atender primeiramente os municípios de Salvador e Lauro de Freitas e depois será estendido para outras cidades da RMS.



Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário