terça-feira, 3 de maio de 2011

Ampliação do Água para Todos e o fortalecimento da agricultura familiar são destaques no PPA-P do Piemonte da Diamantina

A universalização dos serviços de saneamento e abastecimento de água através do programa Água para Todos, assim como o fortalecimento da agricultura familiar. Essas foram as principais demandas apresentadas na 11a Consulta Pública do Plano Plurianual Participativo (PPA-P) 2012-2015, realizada no município de Jacobina neste sábado (30), que teve a participação de cerca de 250 pessoas.

Com a participação de representantes do poder público e sociedade civil dos dez municípios que compõem o território, o PPA-P recolheu as demandas do território para planejar o orçamento e as ações para os próximos quatro anos. “Planejamento bem feito é planejamento participativo, no qual ouvimos todas as classes da sociedade. Estamos aqui fazendo a fundação de um prédio que vai ser construído por quatro anos”, salientou o secretário de Desenvolvimento Urbano Cícero Monteiro.













Casado e pais de três filhos, o agricultor Francisco Gomes falou da sua expectativa quanto aos resultados do próximo PPA-P. “Esse processo vai trazer desenvolvimento, emprego e trabalho para a cidade”. Desejo também da Irmã Alzira Pereira, representante do grupo de trabalho territorial do Piemonte da Diamantina, que prevê que esse PPA-P será mais bem elaborado do que o primeiro. “Em 2007, ficamos muito honrados em saber que o PPA seria participativo. Esse ano, fomos orientados a realizar plenárias de sensibilização para os municípios que compõem nosso território, e com essas propostas já elaboradas, sei que vamos avançar muito mais”, pontuou.

Segundo Marcelo Rocha, coordenador do PPA-P, a participação está mais organizada e mais madura, com uma maior participação do território assegurando diversidade e pluralidade nas propostas. “A metodologia de formar grupos de sensibilização antes da plenária garantiu o amadurecimento da discussão”, destacou o Rocha. O desafio é construir os mecanismos da pactuação da territorialização da execução orçamentária.












“Acho que vai melhorar também a vida do agricultor, do homem que trabalha na terra”, concluiu Gomes, que também fez propostas visando a melhoria da agricultura familiar, assim como a implantação de agroindústrias e unidades de beneficiamento para o mel, mandioca, leite, sisal e carne, principais produtos cultivados no território.

Desafios em vista

Presente na consulta pública, a deputada federal Neusa Cadore, destacou a importância do PPA-P para a construção de um orçamento que atenda as prioridades da população. “Apesar de muito ter sido feito nesses quatro anos, ainda temos muitos desafios pela frente. O PPA é uma das ferramentas para corrigir as dificuldades que ainda temos em nosso estado. Quem saiu de casa para participar desse evento também é um produtor dessa mudança”.

Para Raquel de Oliveira, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caém, a importância do PPA é a participação da sociedade. “Foram os movimentos sociais que promoveram as discussões no meu município e convidaram o prefeito para participar da plenária. Nosso trabalho já foi feito. Colhemos as informações e trouxemos para a discussão. Agora, resta acompanhar para ver se as demandas levantadas serão cumpridas”, afirmou Oliveira.

Até o dia 27/05 serão realizadas 26 plenárias ouvir o que a sociedade tem a dizer. O PPA-P subsidiará a elaboração do Plano Plurianual e é coordenado pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan), Relações Institucionais (Serin) e Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

Fonte: Ascom/Sedur

Nenhum comentário:

Postar um comentário