terça-feira, 9 de junho de 2009

Água para Todos beneficia assentamentos em Conquista

O Programa Água Para Todos em Vitória da Conquista já está beneficiando com água tratada centenas de famílias em quatro bairros formados por assentamentos. Com R$ 147 mil investidos nesta fase do programa, foram iniciadas também as obras de esgotamento sanitário que incluem a ampliação do sistema de captação e tratamento.

Na parte alta do loteamento Chácaras Guarani, 430 pessoas assentadas recebem água da Embasa graças à implantação de uma rede distribuidora de 5,8 quilômetros de extensão. A moradora Maria do Socorro Araújo conta que a água antes distribuída uma vez por mês pelo carro-pipa não era suficiente para atender às necessidades das quatro pessoas de sua família.

“A gente chegava a ficar até 40 dias com sete mil litros. Quando acabava a água, eu saía pedindo nas casas que ainda tinham. Agora eu molho minhas plantas, mato minha sede e a dos patos que crio. Tudo sem preocupação”, comemora a aposentada.

Perto dali, em Lagoa das Flores, bairro originário de vários assentamentos, a rede de abastecimento foi ampliada em 500 metros para atender aproximadamente 500 pessoas a mais da comunidade.

Os 3,6 mil habitantes de Zumbi dos Palmares e de União e Força também estão recebendo água encanada há mais de um ano, com a construção de 3,8 quilômetros de rede. Segundo a dona-de-casa Eliete Nascimento Lima, que chegava a acordar às três horas da madrugada e caminhava meia hora para encher os baldes, a água agora está presente em sua casa a qualquer momento do dia ou da noite, facilitando o trabalho doméstico e atendendo às demais necessidades.

A Embasa está investindo no Estado R$ 2,2 bilhões em obras do Programa Água para Todos, que vão chegar a todas as regiões. Obras de ampliação e implantação de sistemas de abastecimento já estão favorecendo populações que ainda utilizam água de qualidade precária.

O presidente da Embasa, Abelardo Oliveira, ressalta que as obras de esgotamento sanitário,também têm grande importância para preservação dos rios, pois os efluentes são tratados antes de serem lançados ao meio ambiente, diminuindo o impacto provocado nos mananciais, tornando-os uma fonte segura de abastecimento por longos períodos.

Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário