sexta-feira, 20 de março de 2009

Ações integradas vão atender famílias do Quilombo da Lagoa

Os moradores do Quilombo da Lagoa, em Valéria, terão, neste final de semana (21 e 22) acesso a serviços como vacinação, atendimento médico-odontológico, emissão de carteira de identidade, matrícula em curso de alfabetização de adulto, formação profissional, oficina de educação ambiental, oficinas de artes, assistência jurídica e psicológica. Trata-se do Mutirão da Cidadania, que faz parte do Programa de Habitação Dias Melhores, uma ação do Governo do Estado, envolvendo diversas secretarias e órgãos.

Além disto, 40 integrantes da ocupação terão acesso, ainda, ao Curso de Formação em Educação Ambiental, que começa no dia 14 de abril, na Escola Municipal Ítalo Gaudenzi. Composto por sete módulos, o Curso abordará diversos temas como cidadania ambiental; saneamento; segurança alimentar; legislação e Agenda 21.

O objetivo do Mutirão da Cidadania é dar início à superação do quadro atual de muitos problemas, situação em que vivem a maioria das ocupações irregulares no estado.
“O governo não está alheio aos graves problemas vividos por comunidades carentes como o Quilombo da Lagoa”, afirma o secretário Afonso Florence, da Sedur. A ocupação possui 900 barracos e uma população de aproximadamente 3.500 pessoas vivendo em condições precárias de habitabilidade. Há, dentre outras carências, falta de água, saneamento básico e energia elétrica. A realização do Mutirão, em primeiro lugar, é um reconhecimento da existência da comunidade, além de procurar atender às necessidades imediatas destas pessoas.

Entretanto, a definição do futuro da ocupação depende de estudos ambientais, pois esta se encontra em uma Área de Proteção Ambiental. O governo se esforçará para incluir a comunidade no projeto de revitalização urbana da Lagoa da Paixão, o que irá melhorar as condições de vida da população do seu entorno.

O Mutirão da Cidadania é coordenado pela Sedur e integrado pelas Voluntárias Sociais da Bahia e pelas secretarias da Saúde; Segurança Pública; Trabalho, Emprego e Renda; Meio Ambiente; Educação; da Justiça Cidadania e Direitos Humanos; Relações Institucionais; Administração e Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário