quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Movimentos de Luta por Moradia são recebidos pelo governo do estado

Em pauta, as ações de habitação voltadas para o segmento

Cerca de mil integrantes do movimento de luta por moradia realizaram, ontem (19), caminhada do bairro de Mussurunga até a governadoria com o objetivo monitorar as pautas deste segmento junto ao Governo do Estado. Uma comissão de 20 representantes das organizações presentes na caminhada foi recebida pelos secretários de desenvolvimento urbano e de relações institucionais, Afonso Florence e Rui Costa.


Entre as reivindicações, a mais enfatizada refere-se ao atendimento das demandas das 42 ocupações do movimento, através de projetos de habitação do Programa Casa da Gente. “Cada representante do Movimento que está no Conselho das Cidades tem toda a expectativa de quem acreditou no Programa Minha Casa, Minha Vida” (do Governo Federal), afirmou Sérgio Bulcão, representante da União Nacional por Moradia Popular – UNMP.



O representante do Movimento dos Sem Teto de Salvador (MSTS/MSTB), Idelmário Proença, falou sobre a expectativa dos movimentos em ter uma resposta concreta quanto às demandas apresentadas.


Durante a reunião, o secretário Afonso Florence ouviu as considerações das lideranças, e levantou as ações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em atenção às organizações presentes, que tem suas demandas acompanhadas pela Superintendência de Habitação. “Com a criação da Coordenação de Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos nos tornamos o único Estado no país a possuir em sua estrutura administrativa uma coordenação específica para tratar desta questão”, destacou Florence.


Para o secretário de desenvolvimento urbano, a democracia e o diálogo são marca desta gestão, que tem construído suas políticas com a garantia da participação popular e do controle social. “Manifestações como esta são legítimas e as críticas são bem vindas. Tratamos com o maior respeito os movimentos, além de priorizarmos os projetos de habitação de interesse social, sobretudo na capital – região que concentra o maior déficit habitacional”, defendeu Florence.


O secretário de relações institucionais, Rui Costa, reafirmou o compromisso do governo Jaques Wagner com os movimentos sociais e o empenho no enfrentamento ao déficit habitacional. O saldo da política estadual de habitação é positivo. Através do Programa Casa da Gente, já foram entregues mais de 18 mil unidades habitacionais e outras 21.972 estão em andamento em todo o estado.

Fonte: Ascom/Sedur


Nenhum comentário:

Postar um comentário