sexta-feira, 4 de junho de 2010

Governos Estadual e Federal visitam obras da Via Expressa


As primeiras frentes de trabalho (1 e 2) da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, deverão ser entregues no mês de setembro. Nesta quinta-feira (03), o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e o presidente do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), Luiz Antônio Pagot, a convite do Governo da Bahia, sobrevoaram o canteiro de obras.

"A população, tanto quanto eu, já deve ter percebido que há uma mobilização do ponto de vista da construção. São vários pilares, túneis, muitas vigas lançadas nos viadutos. Parte desses viadutos já estão em fase adiantada. Ficamos satisfeitos com o fato da obra estar andando, sendo tocada. Queremos agora botar o pé no acelerador para garantir a entrega das duas primeiras frentes", declarou o ministro.

O monitoramento das obras tem sido frequente pelos governos estadual e federal. "Estamos com o cronograma bem controlado, a empresa tem trabalhado de forma aplicada e o Estado da Bahia tem agido de maneira muito cuidadosa naquilo que é de sua responsabilidade. Nossa expectativa é que a obra se desenvolva em bom ritmo para que até o mês de setembro já possamos ter a conclusão das duas primeiras frentes que diz respeito exatamente ao conjunto de viadutos, de alças, e as demais intervenções relacionadas à Rótula do Abacaxi", disse Passos.

As etapas seguintes (frentes 3, 4, 5, 6 e 7), que inclui o acesso ao Porto de Salvador, deverão ser entregues no primeiro semestre de 2011. Quando concluídas, as obras da Via Expressa irão facilitar o tráfego em pontos estratégicos de Salvador e região.

"Estivemos reunidos ontem (02) com representantes do Governo do Estado para aferirmos o desenvolvimento dessa obra e hoje tivemos uma reunião com o construtor. Esse é um projeto prioritário do governo federal em articulação com o Governo do Estado. Uma obra que cria condições de ligação direta do Porto de Salvador com a BR-324 e propicia uma reestruturação, do ponto de vista viário, para todos os usuários que trafegam na Rótula do Abacaxi, sabidamente um dos pontos mais críticos do trânsito de Salvador", completou Paulo Sérgio Passos.

Conforme o presidente do Dnit, Luiz Antônio Pagot, a greve dos profissionais da construção civil e as chuvas que caíram intensamente na região de Salvador no primeiro semestre não deverão comprometer o cumprimento do cronograma das obras em função de algumas medidas que foram adotadas. "A empreiteira sofreu com as chuvas e com a greve. São situações que fogem ao controle do governo e da própria empresa. Em maio eram 1.350 homens, e para julho o contingente será aumentado para 2.100 trabalhadores. Inicialmente era apenas um turno com hora extra, a partir de agora serão dois turnos", explicou.

A secretária chefe da Casa Civil do Estado, Eva Chiavon e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), Milton Villas-Bôas acompanharam a visita técnica da comitiva do Governo Federal e em seguida se reuniram com os representantes do Governo Federal e engenheiros da empresa responsável pela execução da obra.

"A reunião foi muito produtiva. Reafirmamos nosso compromisso. A Via Expressa Baía de Todos-os-Santos é uma obra que tem prioridade no Governo do Estado, e está sendo realizada dentro de um monitoramento preciso que assegura a qualidade e a segurança necessária para entregar esse belo equipamento à cidade e ao Estado da Bahia", reiterou o presidente da Conder.

Diante da importância da obra, foram previamente agendados outros dois encontros. Nos dias 01 e 27 de julho, o ministro dos Transportes e comitiva devem retornar para mais visitas e reuniões de acompanhamento.

"São 570 obras do PAC em andamento no Brasil. A Via Expressa é tão importante quanto as obras do Rodoanel de São Paulo e o Arco Rodoviário do Rio de Janeiro. Nossas visitas de supervisão são habituais", finalizou Pagot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário