quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Itacaré e Ilhéus recebem sistemas de esgotamento sanitário e de água


As atividades relacionadas ao turismo e ao meio ambiente na região Sul da Bahia receberam um incremento com a construção do sistema de esgotamento sanitário de Itacaré e com a implantação do sistema de abastecimento de água na localidade de Santo Antônio, em Ilhéus. Nesta terça-feira (28), os dois sistemas foram entregues oficialmente à população das duas cidades.

A expectativa da Embasa é que o sistema de esgotamento sanitário de Itacaré atenda 34 mil habitantes. Para o processo de tratamento, que é considerado moderno, foram construídas seis estações elevatórias, uma estação de tratamento de esgotos, 12 quilômetros de rede coletora, 770 metros de linhas de grande diâmetro (linhas de recalque) e um emissário final. Com boa parte da canalização feita em tubos de ferro galvanizado, a estação possui capacidade de tratamento de 81,12 litros/segundo (7.009 m³/ dia). Ao todo, foram investidos R$ 7,6 milhões.

“Escolhemos este modelo por Itacaré ser considerada uma cidade extremamente turística. Trabalhamos na perspectiva de instalar um processo de tratamento moderno que não produza odores, além de devolver ao Rio das Contas uma água praticamente limpa”, informou o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira. Atualmente, o sistema de tratamento de esgoto de Itacaré atende 2.063 ligações intradomiciliares.

“Sabemos que poucas cidades têm esse sistema de tratamento de esgoto com raios ultravioleta. Aqui bem perto passa o Rio das Contas e esse esgoto não vai mais chegar in natura nele, terá pelo menos 80% de pureza”, comentou o presidente da Associação dos Moradores, José Nilton dos Santos.

Marlene da Paixão Xavier de Jesus mora com o esposo no bairro Passagem. Para a dona de casa, o resultado dos trabalhos representa tranquilidade nos dias chuvosos. “Gostei muito desse sistema. Pode chover à vontade que não entope mais as saídas da água e não alaga nossa casa”.

Sistema de abastecimento de água

Em Santo Antônio, localidade pertencente ao município de Ilhéus, a Embasa implantou um sistema de abastecimento de água que atende 640 pessoas. A água que chega a Santo Antônio é oriunda da estação de tratamento do Pontal, pertencente ao sistema da sede municipal de Ilhéus. Na obra, foram investidos R$ 420 mil para a construção de uma estação elevatória de água tratada, uma adutora de água tratada (8 quilômetros), rede de distribuição (6,8 quilômetros) e um reservatório capaz de armazenar 50 mil litros.

Juliana Santos de Souza vive com a família no distrito, que fica a 18 quilômetros de Ilhéus. “Minha mãe mesmo tem problemas de saúde e era muito difícil pra ela ter que pegar água na fonte. Com essa água, ela pode lavar a louça e a roupa em casa mesmo”. A água que chega à localidade está de acordo com os padrões internacionais de consumo.

Sete pessoas moram com dona Miriam Nunes da Costa Santos, que divide a casa modesta com os filhos, netos e bisnetos. Ela demonstrou preocupação com o uso racional da água. “Eu deixo a caixa fechada e cuido pra não sujar e estragar a água”.

O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, pondera que investimentos em água e esgoto possuem “dois aspectos relevantes, especialmente, para esta região belíssima de Itacaré e Ilhéus. Na prática há uma redução grande de mortalidade infantil e das ocorrências das idas em unidades de saúde. No caso do meio ambiente, será possível aumentar as atividades turísticas em função do não-lançamento de esgoto das praias e corpos d'água”.

A secretária-chefe da Casa Civil, Eva Chiavon, reitera que os trabalhos integrados entre os diferentes órgãos do Estado têm o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável. “Essa é uma região prioritária. Queremos combinar os grandes investimentos que estão em curso, como a ferrovia (Oeste-Leste), o Porto Sul, o novo aeroporto e a duplicação da BR-415, com investimentos em prol do meio ambiente, que promovem qualidade de vida à população”.

Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário