terça-feira, 5 de outubro de 2010

Lula entrega três novos viadutos da Via Expressa



Em visita à capital baiana, o presidente Luís Inácio Lula da Silva entregou na última quarta-feira (29), três novos viadutos do complexo viário Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, na Rótula do Abacaxi. O evento contou ainda com as presenças do ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos, da secretária da Casa Civil Eva Chiavon, do secretário de Desenvolvimento Urbano Cícero Monteiro, do presidente da Conder Milton Vilas-Bôas, do prefeito de Salvador João Henrique Carneiro, além de outras autoridades.

As obras estão sendo executadas em sete frentes de trabalho e tiveram os dois primeiros viadutos do complexo entregues no início do mês de agosto. As três vias liberadas nesta quarta-feira fazem parte das frentes 1 e 2, que correspondem a 54% de todo o projeto da Via Expressa. Com a liberação destes viadutos, vai ser possível acelerar a conclusão das obras viárias nos trechos em superfície, que ainda não foram realizados em virtude do trânsito intenso nestas vias.Atualmente, mais de 40 mil veículos trafegam diariamente pela via. Com a conclusão da obra, a expectativa da Conder é que mais de 60 mil veículos passem a transitar pela região, circulando pelas dez faixas da via, sendo seis urbanas e quatro dedicadas, exclusivamente, ao transporte de cargas.

- Obra para o futuro

Orçada em R$ 381 milhões de reais, a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos é um dos mais importantes projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Bahia. Quando todas as obras estiverem concluídas serão 14 viadutos, quatro passarelas, três túneis e ciclovia.

O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Cícero Monteiro, afirmou que “esta é uma obra emblemática para a Salvador do futuro. Queremos triplicar o volume de cargas no Porto de Salvador. Mais do que uma obra de engenharia, temos feito um trabalho que busca soluções para a área de comércio e serviços”.

O presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Luiz Antônio Pagot, lembrou que a obra não vai atender apenas o escoamento da produção baiana. “São obras importantes para a malha viária que passa por essa região e para a Copa de 2014”.

O carpinteiro Arielson Queiroz de Oliveira, 54 anos, trabalha há 7 meses na obra. Ele e mais um grupo de colegas deram uma pausa nas atividades para acompanhar o evento que foi transmitido, simultaneamente, em um telão. “Para mim é um orgulho trabalhar aqui. Como baiano e brasileiro me sinto alegre e realizado. É uma obra muito bonita. Acompanho isso aqui desde a terraplanagem. É uma obra pra mais de mil anos”, brinca. “Temos dado prioridade para a mão de obra local. São 2.500 empregos diretos e 10.000 indiretos”, disse o titular da Sedur, Cícero Monteiro.

- Porto de Ilhéus

Durante o discurso de encerramento do ato, o presidente Lula, que antes de subir ao palanque sobrevoou a Rótula do Abacaxi, também elogiou os moradores que, segundo ele, foram tolerantes com os trabalhos. “O povo baiano é o mais extraordinário do país. Essa obra só foi possível ser feita graças ao povo que mora aqui. Embora reclamasse, percebeu que a obra está andando”.

Na oportunidade, o presidente anunciou uma nova visita à Bahia, que deverá acontecer em no máximo 30 dias. “Até o final de outubro estarei aqui outra vez. Temos que ver a licença do Porto de Ilhéus. Temos que resolver a licença ambiental. Só vamos começar a ferrovia quando tivermos a licença dela e do porto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário