quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Embasa é uma das cinco melhores empresas de serviços públicos do país

Pela segunda vez consecutiva, a Embasa foi classificada entre as cinco melhores prestadora de serviços públicos do país, no ranking As 500 Melhores Empresas do Brasil, da revista Istoé Dinheiro. Na classificação sobre Recursos Humanos, a empresa ficou em 3° lugar. Quanto aos indicadores de Responsabilidade Social e Meio Ambiente, a Embasa se destacou em 1° lugar.

De acordo com o ranking, a Embasa figura como a melhor entre as empresas do Norte-Nordeste. A cerimônia de divulgação da classificação, feita a partir da análise de informações relativas a 2008 pela Trevisan Consultores, ocorreu em São Paulo, no último dia 13 de agosto.

A revista avaliou as empresas segundo as seguintes perspectivas de atuação: Qualificação no Mercado; Sustentabilidade Financeira; Recursos Humanos; Inovação e Qualidade; Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Governança Corporativa.

Água para Todos

Para o presidente da companhia, Abelardo de Oliveira Filho, a prioridade dada pelo Governo Jaques Wagner à área de saneamento básico, com o Programa Água para Todos, está possibilitando a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Hoje, temos sob nossa responsabilidade 302 obras de implantação e ampliação de sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário em todas as regiões do Estado”, declara.

A Embasa vem executando um programa de investimentos da ordem de R$ 2,2 bilhões em obras de ampliação da cobertura dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios onde ela atua. Em quase três anos de esforços voltados para a universalização e melhoria da qualidade de seus serviços, a empresa conseguiu atender mais 2 milhões de pessoas no estado que não contavam com serviços de saneamento.

Foi adotada também a fluoretação em 227 sistemas de abastecimento de água no interior do estado, por meio do Programa Brasil Sorridente, em convênio com a Funasa, e elevou em quase 100 mil o número de pessoas de baixa renda beneficiadas com a Tarifa Social, cujo valor é 69% abaixo da tarifa comercial.
Em maio deste ano, a Política de Responsabilidade Social da empresa teve continuidade com a revisão tarifária, que enquadrou numa tarifa mais acessível usuários de baixa renda não inscritos no Bolsa Família e promoveu o uso racional da água através do reforço da valoração progressiva do consumo.

Na área ambiental, a Embasa fortaleceu suas Comissões Técnicas de Garantia Ambiental (CTGAs), consolidou o Programa de Monitoramento Georreferenciado de Mananciais, incrementou o gerenciamento de resíduos gerados no processo industrial e administrativo da empresa, apoiou e implementou, em suas instalações, o Programa de Racionalização de Consumo de Água em Prédios Públicos e, este ano, está consolidando a implantação de sistema de reuso de efluente tratado na irrigação de áreas verdes.

Outros prêmios:

2007
Prêmio Top de Excelência Empresarial (Instituto Brasmarket e Diário do Comércio, Indústria e Serviços)
Destaque Nacional em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Instituto Biosfera e Instituto Brasileiro de Estudos Especializados)
Empresa Cidadã pela inserção de jovens aprendizes e deficientes auditivos no mercado de trabalho (SRT/Ba)

2008
As 500 Melhores Empresas da Istoé Dinheiro
Destaque Nacional em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Instituto Biosfera e Instituto Brasileiro de Estudos Especializados)
Prêmio Ser Humano Luís Tarquínio da ABRH/Ba
Empresa do Ano pela classificação dos leitores da revista Saneamento Ambiental

2009
Pesquisa de Satisfação do Cliente mostrou que a qualidade dos serviços prestados pela Embasa teve 87,5% de aprovação dos usuários (11,1% Ótimo; 36,1% Bom e 40,3 Regular).

Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário