segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Seminário discute acessibilidade de municípios do Semi-árido


Iniciativa inédita no planejamento de acessibilidade e na mobilidade participativa do âmbito regional urbano, os estudos sobre a Acessibilidade dos Centros Urbanos da Bahia - promovidos pelo Governo do Estado - foram tema de seminário que aconteceu nesta segunda-feira (24), no Mezzanino do Suarez Trade. A atividade contou com a participação de diretores, coordenadores e técnicos da Sedur, prefeitos dos 44 municípios do Semi-Árido Baiano e dos secretários Walter Pinheiro – Seplan (Secretaria de Planejamento) - e Afonso Florence - Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano).

Além da apresentação de propostas, foram realizados debates sobre mobilidade urbana no Semi-árido e discussões a cerca da sua aplicação. “O Nordeste Baiano passa por dificuldades e a realização de um projeto de acessibilidade ajudará a chegada do progresso na região. Esperamos que toda essa promessa realmente saia do papel e vire ação”, afirmou Silma Eliane Carvalho, prefeita de Macururé.

Foram definidas seis etapas para implantação do projeto. De início, serão recolhidas informações específicas de cada município, para que sejam identificadas as suas necessidades e quais ações serão prioritárias. “Essas fases de interação são fundamentais para a lógica de planejamento das ações do Estado, pois criam um terreno firme na busca de novas logísticas de desenvolvimento local, norteando o trabalho do Estado e promovendo a inclusão social”, defendeu o secretário Walter Pinheiro.

O estudo vai abranger todo o Estado da Bahia, sendo o objetivo inicial focar nos Territórios de Identidade do Semi-Árido Baiano: Itaparica, Semiárido Nordeste II e Sisal. A proposta é que este seja um processo de construção coletiva, com a participação de técnicos do governo estadual e municipal e da sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário