terça-feira, 10 de novembro de 2009

Comissária da ONU veio conhecer realidade social da Bahia

Programa e ações dos governos federal e Estadual nas áreas de geração de renda e emprego, saúde, educação e promoção da cidadania foram apresentados por autoridades estaduais à Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navanethem Pillay, em almoço realizado nesta segunda-feira (09), no Hotel Pestana. Salvador é uma das três cidades visitadas pela atual comissária, que, até o dia 13, também conhecerá os projetos desenvolvidos no Rio de Janeiro e em Brasília.

Durante a reunião, a Alta Comissária mostrou preocupação sobre o uso de drogas pelos jovens e o aumento da violência decorrente do uso e da comercialização dessas substâncias. Além disso, questionou sobre as relações étnicas e sobre inclusão dos negros no mercado de trabalho.

“Fizemos uma explanação dos avanços que temos produzido nos últimos sete anos na parte dos direitos econômicos, sociais e culturais. Pudemos apresentar um panorama de como está a situação dos direitos humanos e acredito que a Alta Comissária manifestou satisfação pelos avanços obtidos no país”, destacou o secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pellegrino, ao mencionar que o Brasil conseguiu, na metade do tempo, atingir uma das metas do milênio, que é a redução da pobreza, prevista para 2014.

Em sua passagem pela Bahia, Pillay, visitou a comunidade quilombola Jatimane, acompanhada pelo ministro Edson Santos, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e da superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, Denise Tourinho, e também participou de reunião com organizações da sociedade civil de proteção e promoção dos direitos humanos.

Estavam presentes no almoço as secretárias de Promoção da Igualdade, Luiza Bairros, da Casa Civil, Eva Chiavon, o ministro da Missão do Brasil em Genebra, Alexandre Parola, a 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Lealdina Torreão, entre outras autoridades.

Programação

Nesta terça-feira (10) a Alta Comissária visitará a comunidade do Morro Dona Marta, no Rio de Janeiro, e no dia 11 de novembro, participará da abertura do IV Seminário Nacional do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos e da assinatura de um acordo que pretende expandir a cooperação entre o Governo Brasileiro e o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos (Acnudh).


Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário