terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sedur participa de workshop sobre desenvolvimento sustentável


A ausência de figuras carimbadas da política nacional – a exemplo da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, e do ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende – não diminuiu a importância do 1º Workshop Desenvolvimento Sustentável e Energias Alternativas, realizado na última sexta-feira (13), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), antigo Cefet, no Barbalho.

Cerca de 450 pessoas, entre alunos da instituição, pesquisadores, técnicos do governo do Estado, representantes de organizações não-governamentais e de outros segmentos compareceram ao evento, que abrigou exposições, debates e discussões (algumas acirradas) sobre a sustentabilidade.

Convidado à mesa redonda Políticas Públicas para Preservação do Meio Ambiente, junto com a ex-ministra Marina Silva, que não compareceu ao evento, o superintendente de saneamento da Sedur, João Lopes teceu um painel sobre as ações do governo da Bahia na área de desenvolvimento sustentável, e citou dois importantes projetos apoiados pela Sedur: uma Usina Geradora de Resíduos da Casca do Coco e, outra, de Resíduos da Construção Civil.

O superintende da Sedur lembrou, ainda, que a Lei 11.172, de Saneamento Estadual, foi a primeira do País a ser promulgada em consonância com a similar nacional. “Nossa agenda de saneamento já vinha sendo discutida, dos gabinetes às associações, desde a transição para o atual governo, quando, ficou claro que os governos anteriores foram responsáveis por um hiato de 19 anos, dentro do que determinava a Constituição Estadual, para o setor de saneamento. Hoje, além de otimizar os recursos para a área, que somam quase três bilhões de reais, estamos ainda fazendo esforços no sentido de conciliar as propostas técnicas do governo, com as da sociedade civil, que é a nossa grande aliada em todas as mudanças”, assinalou João Lopes.

Para Mirtânia Leão, professora do IFBA e uma das coordenadoras do workshop, apesar das ausências de alguns convidados, o evento cumpriu com o esperado. “Os alunos presenciaram discussões às quais não estavam acostumados, além de serem contemplados com a exposição de projetos super-interessantes na área do meio ambiente”, declarou. Cíntia França, estudante de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), disse ter gostado do comprometimento de técnicos do governo e políticos em relação a propostas importantes para a comunidade. “Posso dizer que valeu à pena comparecer”, afirmou.


Fonte: Ascom/Sedur

Nenhum comentário:

Postar um comentário