sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Sedur moderniza sistemas de gestão

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos técnicos e os resultados obtidos, será realizado o Seminário de Lançamento do Projeto zeus para o público interno do Governo da Bahia, órgãos governamentais, universidades e a sociedade em geral, na próxima quarta-feira (24), às 9h, no Mezzanino do Edf. Suarez Trade. O projeto Zeus, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), através da Coordenação de Gestão de Informações Geográficas Urbanas, tem como proposta desenvolver uma nova geração de sistemas de gestão capazes de contextualizar informação geográfica em todos os processos os quais estes sistemas irão gerenciar.

Segundo Leonardo Euler Santos, responsável técnico do projeto, "os processos da SEDUR passarão a ter uma nova perspectiva: o espaço geográfico. Ou seja, o desenvolvimento das mais diversas atividades serão vistas sobre a ‘Superfície da Terra’ (dados georreferenciados), combinando insumos de tecnologias aéreas e orbitais (imagens de satélite, fotos aéreas, etc)".

No final do ano de 2009, um edital aberto pelo Governo da Bahia preconizava o desenvolvimento de um grande Projeto cujas características principais eram baseadas nas seguintes premissas: utilização de software livre, desenvolvimento baseado em padrões abertos e Geotecnologias.

A empresa vencedora deste edital foi a OpenGEO (www.opengeo.com.br) que possui, em seu portfólio, grandes projetos na área governamental principalmente voltados ao desenvolvimento de sistemas de gestão com inteligência geográfica. Os principais projetos desenvolvidos no âmbito do Governo Federal são o Sistema de Gestão de Obras do Exército - OPUS (http://opus.opengeo.com.br) e o Sistema de Gestão com Inteligência Geográfica de Ativos Ferroviários da ANTT - GIGFER (http://gigfer.opengeo.com.br).

As inscrições poderão ser feitas até o dia 24/02/2010. O número de vagas chegam a 200 que serão distribuídas por categoria de público. Clique aqui para se increver no Seminário de Lançamento do Projeto Zeus.
Fonte: Ascom/Sedur

Nenhum comentário:

Postar um comentário