quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Consórcio público baiano será criado nesta sexta-feira

Ampliar a eficácia das políticas públicas, reduzir os custos e otimizar os investimentos municipais nas áreas de saneamento (água e esgoto), gestão de resíduos sólidos e planejamento, gestão territorial e mobilidade. Estes são alguns exemplos das vantagens da criação de um consórcio público, e nesta sexta-feira (26), no município de Água Fria, representantes de dez prefeituras do Território Portal do Sertão se reúnem para oficializar o primeiro consórcio baiano.

A expectativa é que dentro de 30 dias outros cinco municípios façam a adesão ao consórcio. Segundo o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, que se reuniu nesta quarta-feira (24) com os prefeitos dos municípios envolvidos, o Estado vai apoiar todas as iniciativas similares.

“Esse compromisso leva à redução de custos e à otimização de ferramentas e equipamentos, o que cria a oportunidade econômica para gerar vários empreendimentos que vão servir à comunidade”, disse Pinheiro. Ele afirmou que um aterro sanitário, por exemplo, possui uma manutenção alta para uma prefeitura, mas a utilização de modo compartilhado desonera os municípios e evita subutilizar os equipamentos.

O secretário declarou que o Estado vai auxiliar os municípios consorciados a modelar um projeto de implantação ou tornar operacionais os aterros sanitários, frigoríficos e outros equipamentos e serviços públicos.

Outra iniciativa de apoio do Estado será entregar máquinas para que as prefeituras façam a manutenção das estradas vicinais. Será um convênio que beneficiará alguns municípios baianos com patrol, caçamba, retroescavadeira, compactador.

Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário