segunda-feira, 5 de julho de 2010

Brumado ganha SAC e SAMU e Guanambi é beneficiada com saneamento

A população de Brumado e de municípios vizinhos, na região do sudoeste da Bahia, terá mais facilidade para retirar documentos como carteiras de identidade e de trabalho, CPF e antecedentes criminais. O governador Jaques Wagner inaugurou, na manhã desta quinta-feira (1º), na cidade, uma unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), com capacidade para realizar 650 atendimentos diários e cerca 13 mil por mês.

O novo posto do SAC foi instalado numa área de aproximadamente de 340 metros quadrados, do Shopping Áppio, no centro da cidade, e funcionará de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 14h. Esta é a 38ª unidade de atendimento ao cidadão baiano e a expectativa é que mais cinco outras unidades sejam entregues até o final deste ano.

"Estamos mudando a realidade da rede SAC em todo o estado e esta nova agência de Brumado é o exemplo disso. Antes, a distância entre um SAC e outro era muito grande, o que dificultava a retirada de documentos importantes por parte da população, inclusive aqueles necessários para inclusão no Bolsa Família", afirmou o secretário estadual da Administração, Manoel Vitório.

Moradora de Brumado, a dona de casa Maria de Lourdes, acompanhou com satisfação a inauguração do posto SAC. "É sempre bom ver a chegada de obras importantes na nossa cidade. Vou aproveitar para tirar uma nova identidade, já que a minha é muito antiga".

Ainda na cidade de Brumado, o governador inaugurou a sede da Central de Regulação do Samu 192, que atenderá também a outros 20 municípios, beneficiando 397 mil pessoas da região. Todas as cidades já receberam as ambulâncias de suporte básico e quatro delas serão contempladas também com unidades de suporte avançado, que atenderão aos demais municípios quando necessário.

Obras de saneamento beneficia 32,5 mil pessoas em Guanambi

Depois de Brumado, o governador visitou o município de Guanambi, na mesma região (a cerca de 800 quilômetros de Salvador), onde inaugurou a primeira etapa do sistema de esgotamento sanitário da cidade. Para ampliá-lo, foram implantados 116,3 mil metros de rede coletora, 7.856 interceptores, cinco estações elevatórias, 6.608 metros de linha de recalque, uma estação de tratamento, 8,5 mil ligações intradomiciliares e 354 metros de emissário.

A obra beneficiará 32,5 mil moradores da cidade e demandou investimento de quase R$ 37 milhões, provenientes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e do PAC Saneamento.

"Essa obra vai viabilizar 60% das ligações da sede. Agora estamos buscando, via PAC 2, recursos para os outros 40% que faltam. Vale ressaltar que esta obra já está calculada para suportar 100% da rede, o que significa que nas próximas etapas, o custo não será alto", disse o governador Jaques Wagner.

Na ocasião, ele lembrou que a Bahia bateu o recorde de investimentos em programas de água e saneamento, aplicando aproximadamente R$ 3 bilhões, a maioria por meio do Programa Água para Todos. Durante a visita, o governador entregou 12 ambulâncias para Guanambi, e, dentre outros, para os municípios de Urandi, Caetité e Umburanas.

Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário