terça-feira, 13 de abril de 2010

Conder inicia colocação de vigas dos viadutos da Rótula do Abacaxi

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) iniciou, desde às 23h de sexta-feira (9), a operação para colocação de vigas dos viadutos da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, localizados na região da Rótula do Abacaxi.

Para execução do serviço estão sendo necessárias interrupções parciais do tráfego no local, sempre entre às 23h e às 5h, medida que deverá se estender por aproximadamente onze dias. Um grupo de 100 operários está à frente do trabalho, que prevê a implantação de 30 vigas pré-moldadas de concreto, cada uma com 40 metros de comprimento e 90 toneladas, em média. Para execução do lançamento das vigas serão utilizados equipamentos destinados à movimentação de cargas pesadas como carretas, veículos de apoio e dois guindastes.

Durante a operação, batedores farão a sinalização, orientando motoristas e pedestres quando houver necessidade de interrupção parcial do trânsito numa das faixas da pista. A obra da Via Expressa teve início nos locais de menor densidade populacional (BR-324/Cabula e Rótula do Abacaxi) e, paralelamente, nas regiões que vão trazer benefícios mais imediatos para a comunidade.

As duas primeiras frentes de trabalho do projeto (BR-324/Cabula e Rótula do Abacaxi), executadas pela Conder, representam financeiramente 54% do seu total e têm prazo de conclusão previsto para junho deste ano. A Via Expressa Baía de Todos-os-Santos servirá para melhorar a integração entre os bairros, com a construção de vias de acesso para ônibus, caminhões de carga e veículos de passeio e ainda passarelas e ciclovias.

O investimento estimado apenas para as duas primeiras etapas é de R$ 108 milhões, dos R$ 273 milhões disponibilizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para a execução da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário