quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Projeto baiano é finalista de prêmio internacional

Facilitar o aprendizado das ciências naturais foi o que levou o professor de Física Alex Vieira a desenvolver o projeto Fontes de Energia, classificado entre os finalistas do Prêmio Internacional Educadores Inovadores, promovido pela Microsoft Corporation. O projeto foi visitado, na manhã desta quarta-feira (4), pelo governador Jaques Wagner em companhia do secretário de Educação do Estado, Osvaldo Barreto, durante a abertura do 1º Fórum Mundial de Educação Inovadora, no Fiesta Bahia Hotel.

“É muito gratificante chegar onde chegamos e recebermos esta visibilidade. Acredito na popularização da ciência dentro da sala de aula, com foco na responsabilidade social e interdisciplinaridade. Foi assim que concebemos o projeto”, disse Vieira.
A
o lado de seus alunos do Colégio Estadual Luiz Pinto de Carvalho, no bairro de São Caetano, o professor desenvolveu um sistema de geração de energia elétrica por meio de fontes renováveis. O projeto é um dos quatro brasileiros que estão na final da premiação, que envolve países como Canadá, França e Austrália.

A premiação integra a programação do Fórum, realizado pela Microsoft em parceria com o Governo do Estado. O evento acontece até sexta-feira (6), quando será conhecido o vencedor do Prêmio Internacional.

“Este projeto mostra que é possível uma escola pública de qualidade. É por isso que estamos investindo desde a alfabetização até a universidade e estamos colhendo resultados positivos, como o Todos pela Alfabetização (Topa) e este próprio projeto”, comentou Wagner. “Isto demonstra o quanto um professor motivado pode fazer a diferença”, completou Barreto.

O Fórum
A realização do primeiro Fórum Mundial de Educação Inovadora na Bahia é resultado da participação do governador Jaques Wagner, em 2007 e 2008, no encontro de líderes da Microsoft. O estado concorreu com outros quatro países para sediar o evento, ganhando da África do Sul, Turquia, Jordânia e Egito por proporcionar segurança, instalações e apoio governamental.

Durante três dias, cerca de 250 educadores de mais de 60 países, além de gestores da educação em Salvador, debatem sobre o uso da tecnologia em benefício do ensino e da aprendizagem. O evento serve, ainda, como comemoração aos 20 anos de atuação da Microsoft no Brasil.
“Aqui, vamos trocar experiências entre profissionais da educação de todo mundo, na perspectiva de descobrir novas formas de aplicabilidade tecnológica para a melhoria contínua do ensino”, pontuou o presidente nacional da Microsoft, Michel Levy.

Centros Digitais de Cidadania levam tecnologia para o interior do estado
Durante a coletiva de imprensa realizada após a abertura do evento, o governador destacou o funcionamento dos Centros Digitais de Cidadania (CDCs) como elos importantes entre educação e tecnologia na Bahia. Atualmente, já foram implantados cerca de 700 CDCs, equipados com dez computadores, impressora e internet banda larga, em mais de 400 municípios baianos, dentro do Programa Cidadania Digital.

O principal público beneficiado pelo programa é de baixa renda. Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários têm renda familiar de até dois salários mínimos e que os jovens são o público prioritário - 67% dos usuários têm até 21 anos e 93% frequenta escola pública.
A importância do programa é reconhecida nacionalmente. Em 2007, o programa venceu o Top Social, considerado um dos mais importantes prêmios de responsabilidade social do Norte e Nordeste. Em 2008, foi contemplado com o prêmio A Rede, como melhor programa estadual de inclusão digital do Brasil. “Além disso, de um total de 1.640 escolas da rede estadual de ensino, temos 1.042 ligadas à internet”, finalizou Wagner.

Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário