quarta-feira, 20 de maio de 2009

Free Software Bahia 2009 quer difundir uso do software livre no Nordeste e Norte do País

Dois dias inteiros para abordar um assunto que ainda desperta polêmica. A edição do “Free Software Bahia 2009 – Congresso Internacional sobre Software Livre”, que será realizada nos dias 28 e 29 de maio, na capital do estado, irá reunir profissionais brasileiros e internacionais da área de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) para debater diversos aspectos do tema, vários deles ligados à gestão pública. O objetivo é ajudar a difundir o uso de programas de código aberto nas regiões Nordeste e Norte do Brasil.

“Nossa proposta é incentivar a discussão sobre o software livre e seu uso em todos os campos da TIC. O evento abordará os temas mais relevantes e experiências com sistemas para estimular a adoção dessas ferramentas. Iremos reunir gestores das três esferas governamentais dos estados das regiões Nordeste e Norte, diretores, gestores e técnicos de TIC, acadêmicos, desenvolvedores e usuários de tecnologia em software livre”, afirma Carlos Calazans, diretor da Network Eventos, empresa que promove o evento.

O Free Software Bahia 2009 conta com patrocínio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Diretor-presidente do Serpro, Marcos Vinícius Manzoni considera o evento fundamental para consolidar os projetos de software livre e criar novas iniciativas. “A expectativa é que o evento ajude a difundir e aproveitar o conhecimento de universidades e governos nas comunidades das regiões Norte e Nordeste, alavancando a participação delas na produção de soluções e aumentando a rede de relacionamento”, afirma.

Para ele, eventos sobre o tema ajudam a aprimorar sua utilização. “Esse mundo do software livre se dá por meio do compartilhamento das experiências. Quanto mais se debate sobre os problemas, mais mobilidade haverá para resolver entraves e criar redes de cooperação. Eventos de software livre fazem parte desse negócio. Nessa área, cria-se oportunidades através das adversidades e usa-se o conhecimento para incrementar soluções. E essa dinâmica é a grande vantagem dos softwares livres”, comenta.

Fonte: Network Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário