quarta-feira, 20 de maio de 2009

Governo entrega 418 escrituras em Alagados


No próximo domingo (24), 418 famílias de Alagados e Novos Alagados finalmente receberão as escrituras que garantem a segurança da posse do terreno onde suas casas foram construídas. A entrega acontecerá em Novos Alagados, às 9h, e será possível graças ao trabalho conjunto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur – e da Conder - Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia. A cerimônia contará com a presença do Secretário de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence; de representantes do Ministério das Cidades; da Gerência Regional do Patrimônio e da Secretaria do Patrimônio da União.

As ações de regularização fundiária são tratadas com seriedade pelo Governo do estado, e fazem parte de um dos eixos do Programa de Habitação de Interesse Social – Dias Melhores. De 2007 até agora, foram entregues 4.211 escrituras da URBIS - Habitação e Urbanização da Bahia. “Este é um dado significativo, levando em consideração que entre o período de 1965 a 2006 foram entregues apenas 7.538 escrituras”, destaca a diretora de assuntos fundiários, Adriana Lima.

Alagados e Novos Alagados são consideradas ZEIS – Zonas Especiais de Interesse Social – pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador, e inclui algumas áreas dos bairros de Massaranduba, Jardim Cruzeiro, Itapagipe, Uruguai e Lobato. Como parte das ações de regularização fundiária da região, está em andamento o cadastro de sete mil famílias, que receberão as suas escrituras ainda em 2009.

As localidades de Alagados III, IV e V e Mangueira III também estão inseridas no Acordo de Empréstimo entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, e será alvo de intervenções integradas de urbanização e regularização fundiária. Os trabalhos já foram iniciados, e estão na etapa de diagnóstico técnico.

Fonte: Ascom/Sedur

Nenhum comentário:

Postar um comentário