O Projeto Corredores Ecológicos (PCE) e o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CE RBMA) promovem, nesta sexta (29), o evento Dia da Mata Atlântica - Perspectivas para a Bahia, com palestras e mesas redondas, em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica, que ocorre em 27 de maio. O evento será no Ed. Casa do Comércio, auditório Cesec 1 e 2, das 8h30 as 17h30. Durante o evento, ocorrerá a adesão das instituições baianas ao Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.
Estarão presentes no evento: secretário de Meio Ambiente, Juliano Matos; os coordenadores do PCE, Marcelo Senhorinho e Marianna Pinho; o representante da secretaria executiva do CE RBMA, Renato Cunha, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do IBAMA, do Instituto Chico Mendes (ICMBio), do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) da Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA) e da Federação das Industrias do Estado da Bahia (FIEB) e de outras instituições. O evento está sendo apoiado pela Coelba.
Desde a sua instituição, em 2000, este é o primeiro ano que o Brasil comemora o Dia da Mata Atlântica dispondo de ferramentas realmente efetivas para implementar políticas públicas de conservação das áreas remanescentes no bioma e recuperação da vegetação natural, que são a Lei da Mata Atlântica (Lei nº 11.428/06), o decreto 6660/08, que a regulamentou e o mapa que identifica as áreas em que ela se aplica. Com essas ferramentas, o Ministério do Meio Ambiente espera atingir a meta de recuperação de 30% da cobertura florestal e da biodiversidade da Mata Atlântica, hoje restritas a 20% da área original.
Na programação, consta, no período da manhã, de uma palestra sobre Mata Atlântica muito além do Litoral, que será ministrada pelo professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), André Amorim; e a exposição sobre o Projeto Energia Verde da Coelba. Á tarde acontecem às mesas redondas sobre Oportunidades da Lei da Mata Atlântica, com as participações do diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), João de Deus Medeiros, e do promotor Sérgio Mendes do Núcleo Mata Atlântica do Ministério Público da Bahia; e Desenvolvimento na Mata Atlântica: Caminhos Possíveis com o representante da comunidade da Reserva Extrativista (Resex) de Canavieiras, Carlos Alberto Santos; o representante do Instituto Cabruca, Durval Libânio e o gerente de Comunicação da Michelin, Paulo Roberto Lima Bomfim.
Projeto Corredores Ecológicos - O Projeto Corredores Ecológicos (PCE) faz parte do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais Brasileiras e possui como principal objetivo contribuir para a conservação da biodiversidade. O PCE atua em dois corredores: o Corredor Central da Mata Atlântica (CCMA) e o Corredor Central da Amazônia (CCA). A Unidade de Coordenação Estadual da Bahia (UCE-BA), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente (Sema), é responsável pelo acompanhamento do PCE junto aos demais órgãos parceiros executores.
Pacto pela restauração da Mata Atlântica - Para tirar o bioma Mata Atlântica da beira da extinção, cerca de quarenta organizações ambientalistas, indivíduos, empresas e governos se uniram para lançar o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. A iniciativa visa promover a restauração florestal em larga escala por meio da integração de ações e da ampliação do alcance dos projetos, criando sinergias entre os diferentes agentes que atuam na região. A meta do Pacto é a restauração florestal de 15 milhões de hectares até o ano de 2050, distribuídos em planos anuais aprovados por seu Conselho de Coordenação.
Fonte: Corredores Ecológicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário