quinta-feira, 7 de maio de 2009

Inscrições para os programas de habitação popular do governo do estado atingem a marca de 128 mil



O cadastro único de demandas por habitação de interesse social iniciado desde o dia 04 pelo governo do estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, chegou à marca de 128.000 mil inscrições até as 18h de hoje (07). O cadastro visa selecionar famílias com renda até três salários mínimos para serem contempladas no Programa Minha Casa Minha Vida, além de todos os programas habitacionais já desenvolvidos pelo governo estadual, através do Programa Dias Melhores.

Qualquer pessoa pode se cadastrar através do site www.diasmelhores.ba.gov.br. Entretanto, ciente da dificuldade de muitas pessoas de ter acesso à internet, o governo do estado montou postos de cadastramentos em sete unidades do SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão, além dos 23 Centros Digitais de Cidadania presentes em diversos bairros de Salvador, equipados com computadores que têm acesso à internet. Nestes locais, o acesso é gratuito e a inscrição deve ser feita através de auto-atendimento com a orientação de monitores do próprio CDC.

“O objetivo do cadastramento via internet é evitar tumulto, como tem ocorrido em outras cidades”, destaca a Diretora de Planejamento Habitacional, Maria Auxiliadora Lobão. Segundo a diretora, não é preciso pressa, pois a seleção não se dará por ordem de inscrição, mas segundo critérios de enquadramento e prioridades estabelecidos pela Política Estadual de Habitação de Interesse Social e pelo Conselho Estadual das Cidades.

“A estratégia do governo de iniciar o cadastro por demandas de habitação popular através da internet está sendo um sucesso”, comemora o secretário de desenvolvimento urbano Afonso Florence. Para ele, as dificuldades pontuais que ocorreram em alguns Centros Digitais de Cidadania, como as quedas de rede de acesso à internet, não comprometeram o resultado global da ação.

Parque de Exposições terá posto de atendimento- Completando a estratégia montada para dar conta da enorme demanda por habitação no estado, será realizado, entre os dias 9 e 13 de maio, no Parque de Exposições, um mutirão de cadastro para as famílias que não conseguirem se inscrever pela internet.

“As pessoas já cadastradas através da internet não podem mais se inscrever, isso precisa ser amplamente divulgado”, alerta o secretário Afonso Florence. A expectativa do governo é garantir, em média, 10 mil cadastros presenciais por dia, exclusivamente para as pessoas que ainda não conseguiram se inscrever via internet e não tenham possibilidade de conseguir até o dia 30 de julho, prazo final de inscrição.

Vale ressaltar que as pessoas já cadastradas, que por qualquer razão não conseguiram imprimir o recibo, não precisam se deslocar para o Parque. Após o término do cadastramento os recibos poderão ser resgatados através do próprio site.

A estrutura que está sendo montada no Parque de Exposições contará com 100 cadastradores, além de stands de diversas secretarias e órgãos do estado. O atendimento será realizado das 07 às 17 horas, ininterruptamente. No domingo (05), em razão do Dias das Mães, o atendimento encerrará às 12 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário