terça-feira, 23 de março de 2010

Áreas de risco na mira

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) da Bahia está executando o Plano de Manejo de Águas Pluviais e Esgotamento Sanitário (Pemapes) visando promover o conhecimento da situação atual dos serviços de esgotamento e de manejo das águas pluviais nas sedes municipais, identificando as áreas críticas quanto à riscos de enchentes nas sedes urbanas, objetivando a proposição de ações diversas, inclusive na melhoria da infraestrutura existente e à expansão racional dos serviços. Visando otimizar o estudo, equipes visitam os municípios baianos nas Regiões de Desenvolvimento Sustentável (RDS) e Ilhéus recebe essa semana uma equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto.

A equipe técnica, formada pelos engenheiros Francisco Chagas, Paulo Correia e pela socióloga Lívia Bastos, participou de reunião no salão nobre do Palácio Paranaguá na manhã desta segunda-feira (08) fazendo exposição sobre o projeto e discutindo junto com diversos representantes do governo municipal e da sociedade civil organizada os principais problemas enfrentados em Ilhéus, a exemplo dos alagamentos em diversos pontos da cidade e da falta de esgotamento sanitário, principalmente na zona sul, pontuado pelo chefe de gabinete da Prefeitura de Ilhéus José Nazal Soub. Nesse primeiro momento, segundo explicou o engenheiro Francisco Chagas, será feito um levantamento através da coleta de dados “para contribuir numa impressão mais próxima da realidade da população sobre a sua relação com o saneamento básico”, afirmou Chagas.

O trabalho de apuração dos dados também contará com o suporte de questionários visando o mapeamento da rede social, que investigará essa relação juntos aos moradores. De acordo com a socióloga Lívia Bastos o trabalho consiste em cruzar essas informações junto ao trabalho dos engenheiros que também atuam na avaliação das condições associadas aos serviços de esgotamento sanitário. Através do Pemapes, o governo do estado busca viabilizar a universalização da prestação dos serviços de saneamento básico, bem como permitir a integração entre as políticas de habitação, meio ambiente e desenvolvimento urbano.

Por meio do Pemapes será formulado um Plano de Ação para cada região de Desenvolvimento Sustentável, dotando os municípios das ferramentas necessárias para orientar os gestores públicos na criação de projetos alinhados às diretrizes da política nacional de saneamento. Além de Ilhéus, outras cidades, a exemplo de Itabuna, também receberão a equipe técnica que presta consultoria à Sedur.

Também estiveram presentes na reunião o presidente da Federação das Associações de Moradores de Ilhéus, Marcos Lessa; a presidente do Grupo Ação Ilhéus, Socorro Mendonça; engenheiros ambientais, representantes das secretarias de Saúde e de Infraestrutura e Planejamento, assistentes sociais, fiscalização sanitária, bem como os secretários municipais Sebastião Maciel (Educação), Augusto Macedo (Assistência Social e Trabalho) e José de Alencar (Meio Ambiente).


Fonte: Diário de Ilhéus

Nenhum comentário:

Postar um comentário