O Estudo sobre a questão Urbana em comunidades Quilombolas e Indígenas está em plena fase de pesquisa de campo. Técnicos da SEDUR e pesquisadores da Universidade Federal da Bahia passaram quinze dias percorrendo as principais comunidades tradicionais para investigar quais as necessidades urbanas locais e como equilibrá-las com as tradições de cada povo.
Este estudo tem por finalidade mapear as comunidades indígenas e quilombolas do Estado da Bahia, identificando e caracterizando as relações e interações destas comunidades com o meio urbano, principalmente com as cidades, vilas e povoados mais próximos de seus territórios. O objetivo desse estudo é subsidiar e orientar a elaboração da Política Estadual de Desenvolvimento Urbano, garantindo políticas públicas para o atendimento das necessidades e demandas de desenvolvimento urbano das comunidades tradicionais quilombolas e indígenas do Estado de modo que contribuam para as suas continuidades históricas singulares e, consequentemente, para a preservação da sociodiversidade e multiculturalismo que caracterizam e identificam o Estado da Bahia.
A realização deste estudo mostra a preocupação do Estado da Bahia em preservar a identidade das comunidades baianas, levando desenvolvimento a todos os cidadãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário