segunda-feira, 22 de março de 2010

Sedur amplia espaço de discussão da Bahia Urbana

Dando continuidade as discussões da elaboração da Política de Desenvolvimento Urbano – Bahia Urbana, a Sedur realizou nova oficina na última quinta-feira (18) com a presença de membros do Conselho das Cidades, representações governamentais e técnicos da secretaria e convidados. Novos avanços foram apresentados, focando nos estudos de Avaliação das Competências e da Capacidade do Estado da Bahia no Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Urbano, com apresentação da metodologia e do primeiro relatório feito.

Quanto ao estudo de Relações e Interações das Comunidades Tradicionais Quilombolas e Indígenas do Estado da Bahia com o Meio Urbano, a coordenadora Ubiraneila Capinan expôs os resultados da pesquisa de campo, seguido de técnicos da Sedur que relataram suas experiências no acompanhamento do trabalho.

Em um segundo momento, o debate foi ampliado com a palestra de Helder Ribeiro:“Os Sentidos de Utopia Urbana na Política de Desenvolvimento Urbano”, buscando instigar o debate de qual o conceito de urbano que queremos para o nosso Estado.

Como o espaço era limitado, a Sedur, através da Superintendência de Planejamento e Gestão Territorial, resolveu ampliar o debate levando as questões das duas últimas oficinas para o meio online. Através do endereço bahia-urbana.blogspot.com é possível acessar questões apontadas nesta oficina e na que ocorreu no último dia 03. A interação e o debate entre os participantes são bem vindos.

Entre os dias 22 e 26 de março, a professora Elisabeth Loiola funcionará como facilitadora, para estimular o detalhamento das respostas e aprofundamento das questões tratadas no blog. Desta forma, todos os conselheiros ou representações que estão interessadas no assunto, terão a oportunidade de expor sua opinião e ajudar a construir uma Bahia melhor.

Um comentário:

  1. Esse artigo foi publicado em A TARDE no dia 21 de março e se refere a uma frase pronunciada pela arquiteta Graça Torreão.

    UTOPIA URBANA DE SALVADOR
    Arquiteto Lourenço Mueller
    muellercosta@gmail.com
    Utopia é sinônimo de projeto irrealizável, quase um sonho. Não obstante, a esfera do sonho, da fantasia, antecipa o real; não há realização construída se esta concretude não for em algum momento sonhada, imaginada ou projetada.
    Por isso gostei quando ouvi um representante do governo dizer que precisamos TER a nossa utopia urbana.Talvez tenha sido uma afirmação inócua mas toda realidade ocupacional desta metrópole leva `a conclusão de que Salvador não pode mais resolver os seus problemas urbanos dentro dos limites territoriais do município, e deveria lançar mão de terrenos exteriores a este, promover urgentemente um plano diretor metropolitano e adaptar as sedes dos municípios limítrofes ao crescimento acelerado da sede metropolitana...

    ResponderExcluir