quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Novos Alagados: moradores recebem títulos de terra


O sorriso no rosto e a segurança de quem agora tem uma casa própria. Sentimento e garantia que agora fazem parte da vida d dona-de-casa Damiana Ferreira, que não escondeu a alegria ao receber neste fim de semana a escritura da casa onde vive há mais de 30 anos com a mãe. “É muito gratificante e pela luta que travamos, uma grande vitoria”, disse ela.
“Fomos sacrificados e, mesmo com tanto tempo aqui, nunca tínhamos a certeza do que realmente iria acontecer. Hoje, estamos com a escritura nas mãos. A casa é nossa”, comemorou. Além de Damiana, outras 399 pessoas receberam, na manhã deste sábado (5), a escritura dos imóveis onde moravam há anos. O governo do estado já entregou 1052 títulos de propriedade na região do subúrbio de Salvador, como parte do programa Casa da Gente.

“Já construímos 17 mil casas pela Bahia, mas a escritura também é muito importante. Ela dá a segurança jurídica e permite que o cidadão tome um financiamento ou até mesmo venda a casa sem problemas”, afirmou o secretário de desenvolvimento urbano, Afonso Florence.
Requalificação – Além da entrega de escrituras, o governo do estado vem investindo na requalificação urbana e ambiental do subúrbio. Ao todo estão sendo investidos R$157 milhões em obras de saneamento, habitação e infraestrutura.
O governador Jaques Wagner, que participou da entrega das escrituras, lembrou que “só o Hospital do Subúrbio tem investimento de R$50 milhões. Também estão sendo feitas reforma do João Batista Caribé, construção de postos de saúde, implantação do programa ronda nos bairros, da delegacia integrada, recuperação do acesso a base naval que começa em breve e uma série de ações para melhorar a vida da população dessa parte da cidade”, completou.


Alagados e Novos Alagados

A entrega de títulos garante a posse do terreno onde as casas dessas famílias foram construídas. As ações de regularização fundiária fazem parte de um dos eixos do Programa de Habitação de Interesse Social – Casa da Gente, que desde 2007 já entregou 7.256 escrituras. Este é um dado significativo quando se leva em consideração que entre os anos de 1965 e 2006 foram entregues apenas 7.538 escrituras.

São consideradas Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador, e abrangem áreas dos bairros de Massaranduba, Jardim Cruzeiro, Itapagipe, Uruguai e Lobato. Para garantir qualidade de vida para as mais de 30 mil famílias residentes na região, além do trabalho de regularização fundiária, estão sendo desenvolvidas diversas ações, como a construção de novas moradias, obras de infraestrutura e equipamentos urbanos.

Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário