quarta-feira, 15 de julho de 2009

Água para Todos faz de Salvador a 3ª capital em esgotamento sanitário


O Programa Água Para Todos já coloca Salvador como a terceira capital brasileira em sistema de esgotamento sanitário, com índice de cobertura de 81,24%. O investimento de aproximadamente R$ 600 milhões em obras de esgotamento e abastecimento de água tratada, em 2010 elevará a cobertura para 90%, colocando Salvador como a segunda capital do país em saneamento, segundo cálculos do presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo Oliveira.

O presidente da Embasa visitou o canteiro de obras na Avenida Paralela, onde estão sendo implantadas as tubulações que ligam as novas bacias de esgotamento de Salvador ao emissário submarino da Boca do Rio. “No estado já chegamos à marca de 2,8 milhões de pessoas atendidas com esgotamento e água tratada, o que representa a superação das metas de dois anos do Programa Água Para Todos, informou”. Ao final do programa 3, 5 milhões de baianos serão atendidos.

No miolo da cidade, onde ainda não existe um sistema de esgotamento regular e a ocupação urbana é desordenada, estão sendo investidos R$ 119 milhões para benefício de mais de 240 mil pessoas. “Este trabalho reflete o grande esforço que vem sendo feito pelo Governo do Estado, via Programa Água para Todos, no sentido de ampliar a oferta de serviços de saneamento básico na capital e interior do estado, principalmente em locais de difícil acesso de equipamentos de trabalho”, disse Oliveira.

As novas bacias de esgotamento, Trobogy, Cambunas e Águas Claras, incluem um grande contingente de moradores dos bairros de Águas Claras, Cajazeiras, Vila Canária, Castelo Branco, Valéria, Jardim Esperança, Sete de Abril, São Marcos, Trobogy e Canabrava, áreas densamente povoadas que vão passar a contar com mais saneamento.

Segundo parâmetros da Organização Mundial de Saúde, o saneamento e a utilização da água tratada são fatores preventivos de várias doenças e de melhoria na qualidade de vida. A redução de fatores de mortalidade infantil também está associada ao saneamento básico. Somados, capital e interior apresentam um aumento de 19% população beneficiada com esgotos, nos últimos dois anos.

Serão assentados 294 km de tubulações

Os serviços de implantação das tubulações da linha de recalque, interceptor e redes coletoras que compõem as novas bacias já foram iniciados. Ao todo serão assentados 294 quilômetros de tubulações, sendo 87 quilômetros de rede coletora, 190 quilômetros de redes condominiais, 17 quilômetros de interceptores e mais sete estações elevatórias.

Depois de coletados, os efluentes destas novas bacias serão conduzidos até a Estação de Condicionamento Prévio do Sistema de Disposição Oceânica do Jaguaribe.
Após as etapas de condicionamento, os efluentes processados seguem para dispersão no mar, a uma distância segura da costa, através do novo emissário submarino da Boca do Rio.


Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário