quarta-feira, 22 de julho de 2009

Prêmio estimula coleta seletiva em órgãos públicos

Acontece na próxima quinta-feira (23) a cerimônia de premiação do Programa Recicle Já Bahia, evento que destaca as unidades do serviço público que praticam com excelência a coleta seletiva de lixo. A atividade, promovida pela Superintendência de Construções Administrativas da Bahia – SUCAB, autarquia vinculada à Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), será realizada no auditório da UPB - União dos Municípios da Bahia, a partir de 8h.

Concorreram ao prêmio 67 unidades do serviço público estadual e federal que participavam há mais de seis meses da coleta seletiva. Com base no monitoramento feito ao longo de 2008, as três unidades que mais se destacaram foram o Tribunal de Contas do Estado (TCE); a Agência de Fomento do Estado da Bahia (DESENBAHIA) e a Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB).

Esta edição do Prêmio deu ênfase ao compromisso, à disciplina e à organização da unidade na separação dos materiais recicláveis e a sua posterior disponibilização para coleta. Não foram computados dados referentes à quantidade de resíduos descartados, pois é objetivo do Programa estimular o reuso do papel.

Também foi destacada a unidade que apresentou uma melhoria significativa do seu desempenho, em comparação aos resultados de 2007, através do Prêmio Revelação. A unidade vencedora desta categoria foi Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) que saiu da 40ª colocação em 2007, para a 7ª em 2008.

O Programa Recicle Já Bahia, desenvolvido pela Sucab, está implantado em 81 órgãos e entidades e evitou, apenas no primeiro semestre de 2009, que 212,3 toneladas de materiais recicláveis fossem descartados no Aterro Metropolitano Centro. Deste total, 212,3 toneladas de materiais recicláveis foram doadas a cooperativas de catadores, em Salvador.

Histórico - A Superintendência de Construções Administrativas da Bahia – SUCAB desenvolve há 10 a coleta seletiva de lixo, através de antigos programas, hoje absorvidos pelo Programa Recicle Já Bahia. A primeira edição do prêmio ocorreu em 2003, e ao longo do tempo sofreu alterações em seus critérios de avaliação.
Como no serviço público 90% dos resíduos descartados são papéis e papelões, o Programa procurou ser mais eficiente na coleta desses resíduos, recolhendo também os outros recicláveis (vidros, plásticos e metais).

Programa promove reciclagem de Lâmpadas Fluorescentes - A reciclagem das lâmpadas fluorescentes de descarga queimada entrou em operação em janeiro de 2007 com o objetivo de diminuir os impactos destes resíduos no meio ambiente. Deste então, 33.620 lâmpadas foram descontaminadas e enviadas para reciclagem. O vapor de mercúrio retirado das lâmpadas é enviado para a BRASKEN para a produção de Cloro-Soda; a fábrica de cimento Nassau recebe o vidro para processamento, e o pó de fósforo é utilizado na fabricação de tintas reflexivas.

Cooperativas de catadores são beneficiadas pelo Recicle Já – Com o apoio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, através da Superintendência de Economia Solidária – SESOL, cooperativas de catadores são selecionadas para recolher os materiais recicláveis dos órgãos que integram o Programa Recicle Já Bahia.
Além da doação dos materiais, esta parceria possibilita a capacitação para o trabalho profissional de reciclagem e o apoio à estruturação das unidades de triagem das cooperativas.


Cooperativas Parceiras do Recicle Já Bahia:

· Camapet (Cooperativa de Coleta e Processamento de Plásticos e Proteção Ambiental). Essa cooperativa é parceira do programa desde março de 2005, quando a coleta seletiva foi implantada no Instituto do Meio Ambiente – IMA. Atua na comunidade de Itapagipe e na Grande Salvador, com a colaboração de 30 cooperados.

· Coperbrava (Cooperativa dos Recicladores da Unidade de Canabrava). Essa cooperativa é formada por 60 mulheres, ex-badameiras no lixão de Canabrava.

· Ação Reciclar. Cooperativa fundada em março de 2002, por catadores do bairro do Rio Vermelho, com apoio da ONG Paciência Viva.

· Canore. A Catadores da Nova República é a mais nova parceira do Programa, composta por 20 catadores e sede em Santa Cruz, no fundo do Parque da Cidade, atuando no Itaigara, Pituba e Candeal.

Um comentário: