segunda-feira, 6 de julho de 2009

Governador inaugura obras do Água para Todos em Itapicuru e Crisopólis

Em visita ao Litoral Norte baiano, o governador Jaques Wagner inaugura, nesta terça-feira (7) pela manhã, obras do Programa Água para Todos nos municípios de Itapicuru e Crisopólis, os dois a 200 km de Salvador. Até agora, o Governo da Bahia aplicou mais de R$ 391 milhões em obras distribuídas por todo o estado e vai investir até 2010, R$ 2,1 bilhões para garantir acesso a água com qualidade e quantidade para 3,5 milhões de baianos.

Às 9h, em Itapicuru, o governador entrega mais oito sistemas simplificados de abastecimento de água da zona rural, beneficiando 2.920 moradores em 27 localidades: Aparema, Assentamento Nova Itapicuru, Buracos, Cajueiro Grande, Capoeira, Catu do Sucupira, Catuzinho, Curralinho, Folha de Fonte, Inguá de Cima, Juás, Limoeiro, Manco, Morrinho, Sucupira, Olhos d ´Água, Pedra d´Água, Periperi, Raimundo Rosa, Serra das Araras, Tapera do Lima, Tapuios, Várzea dos Pontes, Varzinha, Varzinha de Cima, Volta e Zé Vaqueiro. Em dois anos e meio, o Governo da Bahia viabilizou, com 53 km de estradas vicinais, a ligação entre a sede do município e os assentamentos de Nova Itapicuru e Fazenda Ortiga, assim como 7 km de estrada ligando os distritos de Lagoa Redonda e Sambaíba. Também foram reformados e ampliados cinco Postos de Saúde da Família (PSF), o Mercado de Carne e o Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães.

Em Itapicuru, às 11h, o governador inaugura 15 sistemas simplificados de abastecimento de água, que vão beneficiar 3 mil pessoas da zona rural do município de Crisopólis. Poços tubulares perfurados pela Companhia de Engenharia Ambiental (Cerb) captam a água, que é conduzida por adutoras com 12.036 metros de extensão. Os sistemas são compostos por estações elevatórias, reservatórios, chafariz e sistemas de distribuição e vão beneficiar as comunidades de Baixa Funda, Mangabeira, Lavandeira, Baixa do Tatu, Andreza, Santa Terezinha, Tocaia, Flamengo de Baixo, Sapé/Pacheco, Muritiba/Boa Vista, Aroeira, Barreiras, Sambaíba Dois, Salgado e Saquinho.

Também foram feitas intervenções em dois sistemas de abastecimento existentes na região, que foram ampliados e recuperados para atender a um número maior de pessoas, além da celebração de dois convênios para o fornecimento de materiais hidráulicos a serem utilizados no aumento da oferta de água na zona rural.

Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário