quarta-feira, 22 de julho de 2009

Terreiros de Candomblé serão revitalizados em Salvador

Para fortalecer e valorizar a religião de matriz africana, o Governo do Estado vai investir R$ 2,4 milhões na revitalização de 53 terreiros de Candomblé localizados em Salvador. A ação terá três etapas, sendo que a primeira começa em agosto. O convênio entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a Superintendência de Construções Administrativas (Sucab) e a Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (ACBANTU) foi assinado nesta quarta-feira (22), no Terreiro Ilê Axé Jitolu, Curuzu.

O convênio prevê ações voltadas para a regularização fundiária dos terreiros; reforma; ampliação e reparos gerais, preservando as características culturais e religiosas das comunidades de matriz africana.


De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, a primeira etapa inclui a reforma de 12 terreiros, sendo investidos mais de R$ 279 mil. Florence explica que foi realizado um levantamento das principais necessidades dos centros religiosos. Foram constatados problemas nas instalações elétricas, nos telhados, estruturais e no sistema hidráulico.


O historiador Ubiratan Castro explica que as reformas dos terreiros promovem diretamente a preservação da cultura negra. “A revitalização tem como papel valorizar ainda mais a história e a cultura da comunidade negra, que durante muito tempo foi perseguida, com invasão de terreiros e proibição de seu culto. O Estado, hoje, tem esta obrigação de preservar a cultura negra, rever as injustiças cometidas no passado, assegurando a identidade do povo negro”, afirmou.


Além das obras de revitalização, a secretária da Promoção da Igualdade, Luiza Bairros, que representou o governador Jaques Wagner, afirmou que a Sepromi vai mapear os terreiros de Candomblé localizados no Recôncavo Baiano e no Baixo Sul para formalizar políticas públicas para os espaços religiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário