quarta-feira, 1 de julho de 2009

Governador, secretário e presidente da CONDER fiscalizam obras no subúrbio de Salvador


As obras da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) em Águas Claras, visitadas nessa manhã pelo governador Jaques Wagner, acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano Afonso Florence e pelo engenheiro Milton Villas-Bôas, presidente da empresa, fazem parte do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento no eixo Infraestrutura Social e Urbana. Incluem uma gama de serviços que se complementam nas áreas de habitação, saneamento e mobilidade. Além da construção de um conjunto habitacional, com casas e apartamentos que variam entre 32 e 36 m2 de área construída, para 270 famílias e equipamentos comunitários, incluindo a instalação da rede de infraestrutura (sistemas de abastecimento de água, esgoto, drenagem e pavimentação), será complementado o sistema viário Águas Clara – Pirajá (Via Regional), que interligará a BR- 324 à BA- 528 e à futura Avenida 29 de Março.

O investimento previsto é de R$ 15,4 milhões oriundos do Orçamento Geral da União com contrapartida do tesouro estadual, através da parceria entre a CONDER e a Caixa Econômica Federal. Beneficiará uma população composta por cerca de 1.080 pessoas que habitam uma área de risco e serão remanejadas, já que as construções foram erguidas próximas a uma adutora da Embasa que serve ao abastecimento de água da cidade. Pelo menos 20% da mão de obra contratada pela construtora responsável são de pessoas da comunidade local, a exemplo do pedreiro Valmir Mendes, 33 anos. “No início eu não estava acreditando, mas depois que começou a obra, eu me empreguei aqui e agora estou vendo estas casas lindas sendo construídas. Isso é uma grande satisfação”, comemorou Mendes.

Em ritmo acelerado, o andamento das obras foi aprovado por Milton Villas-Bôas, que destacou a sua importância não só para a melhoria da qualidade de vida, como também para a economia de uma importante área da cidade. “As famílias diretamente beneficiadas passarão a viver dias melhores, com dignidade nas suas casas, tendo o direito aos serviços básicos e à regularização fundiária respeitados. Já a população do bairro e de áreas próximas, como Cajazeiras e Pirajá, sentirá os efeitos da melhoria do tráfego com a conclusão da Via Regional, projetada para facilitar a acessibilidade e dinamizar o comércio na região.”Antes, estiveram em outra obra do Governo do Estado: a do Hospital do Subúrbio. Com investimento previsto de R$ 42,1 milhões, nele serão atendidos crianças e adultos, com disponibilização de serviços de urgência e emergência clínica, intervenções cirúrgicas, traumato-ortopédicas e queimados. Sendo 248 leitos - 20 de UTI adulto e 10 para pediatria, 20 de semi-intensiva para adultos e 10 de semi-intensiva pediátrica, 10 para queimados, 114 de internação adulto e 64 de internação pediátrica.

Fonte: Conder - Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário