As obras da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) em Águas Claras, visitadas nessa manhã pelo governador Jaques Wagner, acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano Afonso Florence e pelo engenheiro Milton Villas-Bôas, presidente da empresa, fazem parte do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento no eixo Infraestrutura Social e Urbana. Incluem uma gama de serviços que se complementam nas áreas de habitação, saneamento e mobilidade. Além da construção de um conjunto habitacional, com casas e apartamentos que variam entre 32 e 36 m2 de área construída, para 270 famílias e equipamentos comunitários, incluindo a instalação da rede de infraestrutura (sistemas de abastecimento de água, esgoto, drenagem e pavimentação), será complementado o sistema viário Águas Clara – Pirajá (Via Regional), que interligará a BR- 324 à BA- 528 e à futura Avenida 29 de Março.
O investimento previsto é de R$ 15,4 milhões oriundos do Orçamento Geral da União com contrapartida do tesouro estadual, através da parceria entre a CONDER e a Caixa Econômica Federal. Beneficiará uma população composta por cerca de 1.080 pessoas que habitam uma área de risco e serão remanejadas, já que as construções foram erguidas próximas a uma adutora da Embasa que serve ao abastecimento de água da cidade. Pelo menos 20% da mão de obra contratada pela construtora responsável são de pessoas da comunidade local, a exemplo do pedreiro Valmir Mendes, 33 anos. “No início eu não estava acreditando, mas depois que começou a obra, eu me empreguei aqui e agora estou vendo estas casas lindas sendo construídas. Isso é uma grande satisfação”, comemorou Mendes.
Em ritmo acelerado, o andamento das obras foi aprovado por Milton Villas-Bôas, que destacou a sua importância não só para a melhoria da qualidade de vida, como também para a economia de uma importante área da cidade. “As famílias diretamente beneficiadas passarão a viver dias melhores, com dignidade nas suas casas, tendo o direito aos serviços básicos e à regularização fundiária respeitados. Já a população do bairro e de áreas próximas, como Cajazeiras e Pirajá, sentirá os efeitos da melhoria do tráfego com a conclusão da Via Regional, projetada para facilitar a acessibilidade e dinamizar o comércio na região.”Antes, estiveram em outra obra do Governo do Estado: a do Hospital do Subúrbio. Com investimento previsto de R$ 42,1 milhões, nele serão atendidos crianças e adultos, com disponibilização de serviços de urgência e emergência clínica, intervenções cirúrgicas, traumato-ortopédicas e queimados. Sendo 248 leitos - 20 de UTI adulto e 10 para pediatria, 20 de semi-intensiva para adultos e 10 de semi-intensiva pediátrica, 10 para queimados, 114 de internação adulto e 64 de internação pediátrica.
Fonte: Conder - Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário