terça-feira, 8 de setembro de 2009

Bahia é homenageada com jardim temático na China














A província de Shandong, localizada na China, irá homenagear a Bahia com um jardim temático na 7ª Exposição Internacional de Jardinagem e Flores. O jardim, que mostrará um pouco das características baianas, tem o objetivo de comemorar os dez anos do pacto de “Estados Irmãos”, firmado em 1999.

O Governo da Bahia, através de sua Secretaria de Desenvolvimento Urbano, ficou responsável pela produção do projeto temático conceitual que conta com símbolos e espécies vegetais do estado, sendo uma verdadeira viagem por sua história, cultura e economia.

O jardim projetado é cortado de ponta a ponta por uma fita do senhor do Bonfim em mosaico. Em uma das pontas, encontra-se o mapa da Bahia, com indicação de suas principais cidades e territórios de identidade. Diversas espécies de flores e plantas estão projetadas em faixas, assim como exemplos de cultivo local, como o bambu em seus múltiplos usos (paisagismo, alimentação, artesanato e construção civil).

A região da Chapada Diamantina é um dos ecossistemas do estado representados com suas diversas espécies de rochas e solos. As baianas estão estilizadas em esculturas de ferro em uma praça especial. Outra homenagem será para os saveiros da Baía de Todos os Santos. Os barcos foram responsáveis por muito tempo pelo transporte de cargas e pessoas pela região e estão representados através de diversos tipos de velas das embarcações.

O projeto da Bahia será inaugurado entre os dias 21 e 23 de setembro, com a abertura da exposição de flores e a presença do vice-governador Edmundo Pereira representando o estado. Após o evento, o espaço permanecerá como uma área de acesso à população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário