sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Peça teatral encerra curso de Educação Ambiental no Quilombo da Lagoa

Oficializada desde junho de 2001 como uma APA – Área de Proteção Ambiental – da Bacia do Cobre e São Bartolomeu, o entorno da Lagoa da Paixão foi ocupado, em maio de 2006, por integrantes do Movimento dos Sem Teto de Salvador. Conscientes da responsabilidade de preservar as riquezas naturais da lagoa, as 1.200 famílias que vivem na ocupação sugeriram para representantes do Governo do Estado a realização de um curso de educação ambiental.


Durante 13 aulas, os moradores do Quilombo da Lagoa participaram do Curso de Formação em Educação Ambiental, Agenda 21 e Sustentabilidade na Lagoa da Paixão. Nesse período, a comunidade recebeu informações sobre questões importantes para a preservação do meio ambiente, que fomentaram a sua utilização na prática. O encerramento do curso será no próximo sábado (26), às 9h, na Escola Municipal Ítalo Gaudenzi, no bairro de Coutos. Além da entrega dos certificados, quem for ao local poderá conferir a apresentação de uma peça teatral realizada pelos próprios moradores.


O curso abordou temas como ambiente local, saneamento, saúde e legislação ambiental, segurança alimentar, assim como apresentou a metodologia para trabalhar educação ambiental e Agenda 21. Foram discutidas ainda assuntos como a História dos sem teto do Brasil e da Bahia, além da relação entre os sem teto e as questões étnico-raciais, entre gênero e geracionais.


Este projeto foi uma ação continuada do Mutirão da Cidadania, que aconteceu em maio deste ano para minimizar problemas vivenciados pela população local, com iniciativas promovidas pela parceria entre diversas secretarias do Governo da Bahia.



Fonte: Ascom/Sedur

Nenhum comentário:

Postar um comentário