Oficializada desde junho de 2001 como uma APA – Área de Proteção Ambiental – da Bacia do Cobre e São Bartolomeu, o entorno da Lagoa da Paixão foi ocupado, em maio de 2006, por integrantes do Movimento dos Sem Teto de Salvador. Conscientes da responsabilidade de preservar as riquezas naturais da lagoa, as 1.200 famílias que vivem na ocupação sugeriram para representantes do Governo do Estado a realização de um curso de educação ambiental.
Durante 13 aulas, os moradores do Quilombo da Lagoa participaram do Curso de Formação
O curso abordou temas como ambiente local, saneamento, saúde e legislação ambiental, segurança alimentar, assim como apresentou a metodologia para trabalhar educação ambiental e Agenda 21. Foram discutidas ainda assuntos como a História dos sem teto do Brasil e da Bahia, além da relação entre os sem teto e as questões étnico-raciais, entre gênero e geracionais.
Este projeto foi uma ação continuada do Mutirão da Cidadania, que aconteceu em maio deste ano para minimizar problemas vivenciados pela população local, com iniciativas promovidas pela parceria entre diversas secretarias do Governo da Bahia.
Fonte: Ascom/Sedur
Nenhum comentário:
Postar um comentário