sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Feira de Santana recebe equipamentos na área de saúde e habitação

Há dois anos, o hospital estava num estado lastimável, a emergência, o centro cirúrgico, o refeitório, tudo estava abandonado e destruído, agora nem parece mais o mesmo lugar”. Com essas palavras, a auxiliar administrativa Marli Alves comentou o que achou da reforma e ampliação do Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, onde trabalha há 26 anos.

A inauguração do Hospital Geral Clériston Andrade reformado e ampliado foi realizada durante uma visita do governador Jaques Wagner, nesta quinta-feira (24), ao município de Feira de Santana, quando foi inaugurada também a nova central de regulação do Samu, que vai ser operada pela prefeitura e permitir o controle de vagas e solicitação de exames nas unidades de saúde.

O governador visitou ainda as obras do Conjunto Habitacional Mangabeira, onde estão sendo construídas 358 casas populares, e o canteiro de obras do Hospital Estadual da Criança. O primeiro compromisso de Wagner na cidade foi a abertura oficial do Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Hospital Geral Clériston Andrade

A unidade recebeu investimento de R$ 11 milhões em obras e equipamentos. Foram recuperados e ampliados os centros cirúrgico e obstétrico, o setor de neonatal, a cozinha e o refeitório. “Essa foi a 2ª etapa da reforma do Clériston Andrade, que deixou o hospital maior e melhor para a população. Agora vamos começar a 3ª etapa. Os recursos estão garantidos e vamos recuperar toda a estrutura da emergência”, garantiu o secretário da Saúde, Jorge Solla.

O Hospital Clériston Andrade é o principal centro de atendimento da população de Feira de Santana e região. Solla lembrou que já foram inaugurados os hospitais de Irecê e Juazeiro e disse que, até o fim do ano, será inaugurado o de Santo Antônio de Jesus. “Em 2010, vamos inaugurar o da Criança, aqui em Feira, e o do Subúrbio, em Salvador. São cinco novos hospitais, além dos que estão sendo reformados e ampliados como o Clériston,” destacou.

Sonho da casa própria está garantido para mais 358 famílias

Foram anos de espera e finalmente a aposentada Evandira Conceição vai realizar o sonho da casa própria. Ela é uma das pessoas beneficiadas com a construção de 358 casas populares no bairro de Mangabeira, em Feira de Santana. “Meu marido morreu esperando isso aqui ficar pronto. Nós fizemos inscrição há mais de seis anos. Eles prometeram e nunca começavam a obra. Agora foi tudo rápido, as casas já estão na metade e eu estou muito feliz,” completou a aposentada.

As casas, com 32 metros quadrados, têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e estão sendo construídas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), com previsão de conclusão das obras em fevereiro de 2010. Os imóveis abrigarão os moradores da antiga invasão Anchieta. O novo conjunto terá toda a infraestrutura de lazer e saneamento básico e contou com investimento de R$ 11 milhões.

Segundo Wagner, esses são investimentos que trazem qualidade de vida e têm efeito inclusive sobre a segurança. “O cidadão que é bem atendido num hospital e que tem uma moradia digna se sente amparado pelo Estado. Ele respeita o convívio social e dificilmente vai ser atraído pela marginalidade”, afirmou o governador.

Uefs ganha museu de Ciência e Tecnologia

A espaçonave que levou o homem à lua. Os dinossauros que viveram no território brasileiro há 80 milhões de anos. Experimentos que explicam os fenômenos físicos e químicos. Estes e outros assuntos fazem parte das atrações do Museu de Ciência e Tecnologia, inaugurado pelo governador Jaques Wagner.

O novo museu já está aberto à visitação e também oferece um giroscópio, equipamento usado no treinamento de astronautas que simula a falta de gravidade. Também foi instalada uma cabine lunar, que simula a caminhada na lua, proporcionando a mesma sensação de andar sobre as crateras.

Já o Parque dos Dinossauros é formado por 10 réplicas de dinossauros e pterossauros, que há 80 milhões de anos habitaram o atual solo brasileiro. As réplicas foram construídas com fibra de vidro e o espaço também exibe uma vegetação característica da pré-história.

O museu tem ainda um espaço destinado a experimentos interativos que abordam a física e a química, como os de Eletromagnetismo e Ótica, Mecânica e Química e Geração de Energia. O governador Jaques Wagner disse que o museu é um presente para os estudantes, que agora podem interagir com o conhecimento científico e ver de perto o que aprendem nas aulas.

“A gente sabe que é importante dar aos estudantes a oportunidade de ganhar conhecimento dentro e fora da sala de aula. Esse espaço aqui vai trazer o jovem para perto da ciência, atraindo a curiosidade e a atenção para os mais diversos assuntos ligados ao tema”, disse o governador.

Fonte: AGECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário