quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Estado e Instituto Habitat se unem para desenvolver setor da construção social



Um convênio com o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat (Instituto Habitat) para o desenvolvimento de pesquisas no campo da construção civil e implantação de técnicas no setor da construção social, incluindo obras de cisternas e Unidades de Saúde da Família, foi assinado, nesta terça-feira (29), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, disse que o objetivo é a instalação de um Centro de Tecnologia que possibilite a implantação e o aprimoramento do Programa de Intervenção Urbana de Caráter Social, que será financiado pelo instituto. O valor estimado de R$ 20 milhões será aplicado em um prazo de cinco anos na construção dos prédios do Centro de Tecnologia e na implantação do programa. No primeiro ano serão investidos R$2 milhões.
Segundo Florence, a Sedur tem como responsabilidade providenciar a permissão de uso de um terreno para a instalação da sede do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat e acompanhar a execução do plano de trabalho e os processos de execuções estabelecidas, incluindo as obras, serviços, aquisição de bens e equipamentos, capacitações e treinamentos.
Para o secretário, o convênio vai acelerar ainda mais a construção de cisternas, Unidades de Saúde da Família e pavilhões escolares, ampliando as metas iniciais de edificações. “O motivo maior do convênio é beneficiar principalmente a população de baixa renda com a construção de escolas públicas e outras construções sociais. Atender a quem mais precisa é o objetivo maior”.
Empregos

O instituto deve construir os prédios para o funcionamento do Centro de Tecnologia e implantar o programa em sua plenitude no período de cinco anos. Com isso serão gerados 600 empregos diretos e dois mil indiretos, no mesmo período. A criação das oficinas básicas que darão suporte ao programa e as ações de capacitação de 300 pessoas anualmente nas áreas de pesquisa também serão de responsabilidade do Habitat. “Queremos atingir as metas de governo, principalmente na área social. Além disso, vamos repassar as técnicas em curso de capacitação para engenheiros, arquitetos e técnicos da construção civil”, afirma o presidente do instituto, João Filgueiras.

Segundo o governador Jaques Wagner, por meio da pesquisa e técnicas adotadas pelo instituto Habitat, será possível baratear os valores de obras públicas. Foi assinado também um termo administrativo de permissão de uso de bem imóvel, pela Secretaria de Administração (Saeb) e pelo instituto. Situado na BR-324, em Simões Filho, o terreno do Estado, com 155,4 mil metros quadrados, será utilizado para a construção dos prédios que abrigarão o Centro de Tecnologia.


Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário