sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Projeto incentiva a ressocialização de internas do Conjunto Penal Feminino

A arte de recomeçar. A frase sintetiza a essência do projeto Colcha de Retalhos, lançado nesta quinta-feira (24), na loja Mara Mac do Shopping Salvador. A iniciativa, desenvolvida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSB) e pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), consiste em uma nova grife de roupas, a serem produzidas pelas internas do Conjunto Penal Feminino, por meio da Escola de Moda.

Durante o evento, foram arrecadados tecidos, agulhas, máquina de costura, linhas, entre outros apetrechos, que serão doados ao projeto. Bolsas produzidas pela internas foram vendidas, para arrecadar fundos para o início das atividades. A escola ofertará, a partir de meados de novembro, aulas de especialização em corte e costura para duas turmas de 20 alunas, que serão as responsáveis pela confecção.

Para a primeira-dama da Bahia e presidente da VSB, Fátima Mendonça, a ação vai contribuir para elevar a autoestima das detentas, bem como integrá-las novamente à sociedade. “Já está comprovado que mais de 80% das mulheres estão presas por causa de seus companheiros.

Normalmente, elas não têm renda nem condições de trabalho e são usadas por eles. Quando saírem de lá, vão ter um ofício e não vão mais entrar na marginalidade”, comentou.
Entre os principais objetivos do Colcha de Retalhos está a ressocialização das internas. Para isso, além da especialização profissional oferecida, a renda obtida com a venda das roupas também será revertida às detentas, bem como ao próprio projeto, permitindo a sua continuidade e novas oportunidades às internas.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos humanos, Nelson Pelegrino, ressalta que o projeto é uma das contribuições do Estado para a reintegração das detentas. “Tratamos com dignidade todos aqueles que estão sob nossa custódia, assegurando condições dignas de encarceramento. Além disso, mostramos que existem outros caminhos, como esta iniciativa deixa claro”, destacou o secretário.

Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário