quarta-feira, 16 de setembro de 2009

MCidades capacita técnicos da Sedur para implementação de sistema


Implementar sistema de gerenciamento de informações geográficas. Este é o objetivo da visita técnica de representantes do Ministério das Cidades à Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Por três dias, os técnicos da Coordenação de Informações Geográficas Urbanas da Sedur serão capacitados para colocar em produção a versão estadual do sistema elaborado pelo Ministério da Cidades.


O GEOSNIC é uma aplicação digital que reúne em um banco de dados geográfico indicadores socioeconômicos, demográficos, eleitorais, dados de obras, programas e projetos das cidades. Segundo os técnicos do MCidades - Rogério Silveira e Renatto Attiê - o programa nacional segue o conceito de transparência, pois possibilita à população o acompanhamento de obras geridas pelo Ministério das Cidades.

“Este programa faz parte de um projeto ainda maior da Sedur. Seu objetivo principal é reunir em um único sistema várias informações que servirão de instrumento para a tomada de decisão, orientação e definição de políticas públicas, planejamento urbano e aplicação de verbas nas áreas de atuação da secretaria”, explica Leonardo Euler Santos, coordenador de informações da Sedur.

Construído em software livre e com apoio técnico das Nações Unidas, o Geosnic reúne características do Atlas do Desenvolvimento Humano, da Wikipedia e do Google Maps – estes dois últimos são ferramentas colaborativas já disponíveis na internet, que permitem a visualização gratuita de conteúdo, mapas e imagens de satélite.

O GEOSNIC-BA está em fase de implementação e deverá entrar em produção nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário