segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Sedur dá início à elaboração da Política Urbana do Estado da Bahia



O Governo da Bahia deu o primeiro passo para construção da política estadual de desenvolvimento urbano. No dia 14 de setembro, a Sedur - Secretaria de Desenvolvimento Urbano - apresentou o conteúdo e a metodologia da elaboração do Estudo da Rede Urbana do Estado. “Esta é uma etapa fundamental para construção da política urbana”, destaca Miguel Espinheira, diretor de planejamento territorial da Sedur.

O estudo consiste em reconhecer as relações de hierarquização entre as cidades, estabelecendo escalas de centralidades, irradiações e fluxos entre a metrópole regional, médias e pequenas cidades.

Durante a atividade, a Vertrag, empresa contratada para o projeto, apresentou sua estratégia de trabalho. Segundo Luiz Henrique Fragomeni, diretor da instituição, o estudo “servirá como instrumento para uma melhor distribuição espacial dos benefícios; redução das desigualdades sociais e urbanas e a integração do Estado às Redes Urbanas Nacionais e Estaduais”. A Vertrag “irá qualificar, quantificar e priorizar investimentos e regiões de acordo com os aspectos sociais, econônicos, ambientais, acesso a equipamentos e serviços urbanos”, ressaltou Fragomeni.

Após estudo, o Estado terá uma radiografia da realidade urbana da Bahia que causará forte impacto em outras ações desenvolvidas pela Sedur, bem como por outras secretarias, tais como: estabelecimento de regiões metropolitanas e aglomerados urbanos da Bahia, no estabelecimento dos consórcios públicos intermunicipais, na capacitação de gestão urbana, no desenvolvimento de planos de abrangencia regional à exemplo do plano de desenvolvimento urbano da Região do Porto Sul.

Estiveram presentes no evento, realizado no Mezanino do Edf. Suarez Trade, técnicos das secretarias de Planejamento, Cultura, Educação e da Casa Civil, além de membros do Conselho das cidades e do Grupo de Trabalho da Política Urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário