quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Aliança Internacional dos Habitantes lança Jornadas Mundiais Expulsão Zero

Apoiar as resistências e projetos alternativos por uma cidade solidária: esse é o objetivo do lançamento das Jornadas Mundiais Expulsão Zero, que pretende a reivindicar uma moratória mundial sobre as expulsões, um plano de financiamento da moradia baseado num Pacto Verde Global (New Deal Vert) que atinja pelo menos um bilhão de pessoas.

A proposta deve ser viabilizada através do Fundo Popular pela Terra e pela Moradia, constituído pela recuperação de uma parte importante dos fundos de ajuda ao desenvolvimento e pela anulação das dívidas externas. Essa proposta é uma evolução concreta dos acordos assumidos por todas as redes internacionais de luta pelo direito à cidade e à moradia durante o FSM de 2009 que representa uma nova etapa do processo de construção da Assembléia Mundial dos habitantes, prevista para 2011.

O lançamento foi feito para ocasião do Dia Mundial do Habitat 2009, celebrado pela UN-Habitat no dia 5 de Outubro com o tema “Planeje nosso futuro urbano”. A data simbólica foi instituída pelo Programa das Nações Unidas para o Habitat (UN-HABITAT), e tem como finalidade recolocar para o conjunto de nações e sociedades a centralidade da questão da moradia como necessidade básica do ser humano.

Fonte e Mais Informações: IAI - Aliança Internacional dos Habitantes (http://por.habitants.org/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário