quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Alto de Ondina ganha nova praça


Mirante com vista para o mar, parque infantil, quatro quiosques, calçadão, iluminação, estacionamento e paisagismo. Esta é a nova praça inaugurada nesta terça-feira (13) no Alto de Ondina, que beneficia diretamente com mais lazer e segurança 410 famílias que moram no local.

“Depois de muitos anos de espera, aqui estamos comemorando a entrega dessas obras tão importantes para todos da comunidade. Antes, tínhamos somente um estacionamento em péssimas condições, que agora deu lugar a esta praça linda”, disse o morador Francisco Ferreira.

A nova praça representa a inauguração parcial da obra de requalificação urbana executada na comunidade, com conclusão prevista para janeiro de 2010. Orçado em R$ 3,37 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do governo da Bahia, o projeto inclui a construção de contenções de encosta, dois mil metros quadrados de escadas e rampas, quatro mil metros quadrados de caminhos, um centro comunitário e 20 unidades habitacionais.

“O que vocês estão vendo é só a parte da beleza, mas o que estamos fazendo é muito maior. A praça é apenas 10% do total de investimento nessa área. Estamos fazendo também escadarias e contenções de encosta para dar mais dignidade às pessoas que moram aqui, são vizinhas da casa do governador e não recebiam olhar de nenhum órgão público”, destacou o governador Jaques Wagner.

A pavimentação dos caminhos e a construção de escadarias e de contenções de encosta visam evitar as ameaças de desabamento que assustam a população local, sobretudo em dias de chuva, como os vistos no último final de semana. Além disso, as obras garantem emprego e renda, com a contratação de moradores da comunidade para compor 50% da mão-de-obra usada na execução dos serviços, sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Participação da comunidade

Segundo o presidente da Conder, Milton Villas-Bôas, a parte crítica da área está sendo contemplada com as obras atuais. “Mesmo assim, estamos trabalhando com a comunidade para averiguar a necessidade de futuros projetos”, explicou.
Essa parceria entre o governo da Bahia e a comunidade foi o que mais chamou a atenção de Otacílio Filho. O líder comunitário ressaltou que a concepção do projeto foi discutida com os moradores. “Essa participação é justamente o que queremos do governo. Ou seja, uma parceria onde podemos dizer o que queremos dentro da comunidade onde vivemos”, declarou.

Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário