quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ponte Itacaré-Camamu será liberada para o tráfego

O tráfego na ponte sobre o Rio das Contas, na rodovia BA-001, que liga o município de Itacaré ao de Camamu, no litoral sul da Bahia, está sendo liberado nesta quarta-feira (21). A obra está recebendo os últimos serviços de sinalização e a previsão é que, no próximo mês, o governador Jaques Wagner e o secretário de Infraestrutura, João, Leão inaugurem a obra.

Com a implantação da ponte, de 320 metros de extensão, e da estrada BR-030, de 14 quilômetros, o tempo de deslocamento entre as duas cidades será reduzido de duas horas para 40 minutos. Isso porque, antes, o trajeto era feito via Ilhéus, perfazendo 200 quilômetros. O percurso direto é de apenas 54 quilômetros, o que representa uma redução de quase de 70% da extensão.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, a obra teve um investimento de R$ 37 milhões, sendo R$ 13 milhões só a ponte. “Esta obra tem como objetivo maior o incremento do turismo na região como fonte geradora de recursos. Além disso, ela vai favorecer também o escoamento dos produtos agropecuários regionais”.

Emprego e renda

Estima-se que cerca de 650 mil habitantes dos municípios de Camamu, Maraú, Nazaré, Valença, Ituberá, Itacaré, Itabuna, Ilhéus, Canavieiras e Uruçuca serão beneficiados. A construção da ponte proporcionou a geração de emprego e renda aos moradores da região. Mais de 200 postos de trabalho temporário foram criados, empregando muitos nativos. Cerca de 140 pessoas estavam envolvidas diretamente na obra e outras 50 indiretamente. “Além de proporcionar a população um maior conforto, a ponte também irá favorecer o aquecimento da economia, a geração de emprego e renda, e conseqüentemente o fortalecimento o turismo na região”, finaliza o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário