segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Técnicos da Sedur participam de curso de gerenciamento de projetos

O sucesso de um projeto depende de um planejamento eficiente e do gerenciamento de suas ações, garantindo uma otimização do tempo de serviço e dos recursos aplicados. Com o intuito de acompanhar o desenvolvimento dos projetos e alcançar o êxito nos resultados, a Sedur - Secretaria de Desenvolvimento Urbano, através de sua Chefia de Gabinete, realizou o Curso de Gerenciamento de Projetos, ministrado pela Prodeb - Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia.


O objetivo foi capacitar os profissionais da Sedur para realizar projetos que busquem eficiência operacional, trazendo reflexos na execução orçamentária e na sua qualidade. Para Lêda de Souza, diretora geral da Sedur, cursos como esse são importantes porque a secretaria elabora projetos de habitação, urbanismo e saneamento, e todo sucesso desses empreendimentos nasce quando o projeto é bem elaborado.


“Com o conteúdo que aprendemos nas aulas poderemos ter uma visão mais sistematizada do projeto e prever os erros”, destacor Adriana Marguti, aluna do curso e assessora técnica da Sedur.


Com a prevenção dos erros, os desperdícios são evitados e o risco de fracasso do projeto é reduzido. “O gerenciamento faz com que os recursos financeiros e as pessoas sejam mais bem aproveitados e os trabalhos concluídos no prazo e com o orçamento previsto”, destacou Graça Domingues, consultora de projetos da Prodeb e professora responsável.


O curso se baseou na metodologia de gerenciamento PMI – PMBOK, largamente utilizada pela maioria das corporações. A idéia é utilizar os conhecimentos adquiridos no curso, para facilitar o uso da ferramenta E-CAR – (Sistema para Controle, Acompanhamento e Avaliação de Resultados) – a ser implantada na secretaria. “Com o E-car, a SEDUR se prepara para gerar informação e disseminar na rede, integrando o sistema Sedur, governo e a população”, afirmou Leonardo Euler, assessor técnico da Sedur.


Um exemplo de projeto executado com sucesso no Estado da Bahia é a matrícula escolar. Segundo dados da Prodeb, a Secretaria de Educação adotou um método de gestão de projeto bem estruturado, conseguindo economizar quase 50% nos custos com a matrícula no ano de 2008. O valor gasto foi de R$ 3.387 milhões, contra os R$ 6.021 milhões investidos em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário