quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Iniciada obra da Via Expressa na Rótula do Abacaxi

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) iniciou uma nova frente de trabalho para a construção do viaduto número 13, da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, na Rótula do Abacaxi, próximo ao supermercado Extra. No local está sendo construído um novo canal para o desvio de 483 metros do Ribeirão das Tripas. Assim que a obra estiver finalizada será feita a pavimentação do início do elevado, ligando a avenida Heitor Dias ao bairro do Cabula e à BR-324.

As obras começaram com a construção de três pilares de sustentação em dois canteiros centrais da Rótula do Abacaxi, entre a ligação das avenidas Barros Reis e Antônio Carlos Magalhães, no sentido da subida para o bairro do Cabula. Não há interferência na circulação de pedestres e veículos, mas foram implantadas sinalizações de proteção e advertência.

O viaduto número 13 terá início na avenida Heitor Dias e se prolongará até o viaduto do Cabula, que passa a ser utilizado apenas como subida para o bairro. O motorista que trafegar por este elevado terá também acesso à BR-324 com a construção, já iniciada, de uma alça viária à esquerda do viaduto do Cabula, que servirá como ligação para a rodovia federal.

“Essa alça viária é a maior obra de terraplanagem da Via Expressa, onde haverá movimentação significativa de terra e equipamento pesado, a maior em todo o percurso da obra”, afirma o diretor de operação da Conder e coordenador-executivo da Via Expressa, Armindo Gonzalez. Ele explica que, neste local, não existe um sistema viário.

Cerca de 80 operários vão trabalhar na construção do novo acesso à BR-324, que tem previsão de estar concluída em fevereiro de 2010. “O projeto prevê a construção de cinco viadutos na Rótula do Abacaxi. A execução desta parte da obra representa 10% do total de pilares que serão levantados e não vai alterar a vida da população”, explica Gonzalez.

Para a construção dos pilares, 30 operários estarão trabalhando durante aproximadamente 80 dias. Na outra frente de desvio do Ribeirão das Tripas foram contratadas 50 pessoas e deve ser finalizada em dois meses.

A Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, projetada pela Conder, promoverá a solução definitiva para os congestionamentos na região da Rótula do Abacaxi. A proposta é a construção de um acesso moderno e seguro ao transporte de cargas, que atualmente utiliza as avenidas San Martin, Bonocô ou Suburbana e a criação de novas opções para os 62 mil veículos que vão utilizar as novas faixas da via.

Além de criar um novo acesso para a Cidade Baixa, proporcionará também a melhoria da circulação de veículos, garantindo maior acessibilidade e integração com o sistema viário existente, utilizando soluções como túneis, passarelas, viadutos e ciclovias.

Fonte : AGECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário