quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Programa Casa da Gente realiza sonho de mais 200 famílias


Cerca de 200 famílias do Movimento dos Sem-Teto da Bahia (MSTB) serão beneficiados com um conjunto habitacional, por meio do programa estadual Casa da Gente, com recursos do programa federal Minha Casa, Minha Vida. Os imóveis serão construídos no primeiro semestre de 2010, no bairro de Jardim Cajazeiras, em terreno doado ao Governo do Estado pela Superintendência do Patrimônio da União da Bahia (SPU/BA), órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A doação corresponde a uma área de 9.730,95 m².

A parceria firmada entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a SPU/BA ocorreu nesta terça-feira (27), no auditório das Voluntárias Sociais. De acordo com o coordenador estadual do MSTB, Pedro Cardoso, em 2004 os representantes elaboraram um projeto para o Patrimônio da União, solicitando a liberação do terreno para a construção de moradia popular às famílias do sem-teto.

Cardoso explica que terão prioridade as famílias que estão no processo de reintegração de posse. “Muitas destas famílias têm renda de R$ 300. Algumas ainda pagam aluguel, dificultando ainda mais sua qualidade de vida. Tenho certeza que com estas casas, a vida destas pessoas será cada vez melhor”, afirma.

Mudar de vida é o que espera a desempregada Aloisia Santos, 39 anos, mãe de dois filhos, de 16 e três anos. Ela e mais 20 famílias ocuparam um terreno abandonado no subúrbio ferroviário. Os barracos de lona e madeira colocam em risco a vida de todos, além de expor os moradores a doenças. “É um sonho de todo cidadão de bem que não tem a sua moradia, conquistar a sua casa. Este é o nosso objetivo. Para mim é uma satisfação muito grande conhecer apenas o projeto. Quando eu estiver com a chave será melhor ainda. É a conclusão de um sonho”, afirma.

Entregas
Segundo a superintendente de Habitação da Sedur, Liana Viveiros, o programa estadual, realizado em parceria com o governo federal, por meio da Caixa Econômica, atingiu a marca de 17 mil casas entregues, ao longo de dois anos e dez meses de governo. Outras 47 mil unidades estão sendo construídas ou encontram-se em fase de contratação, nos diversos territórios do estado.

Criado em 2008, o programa Casa da Gente, do Governo do Estado, faz parte da política de habitação do estado e realiza serviços de urbanização em comunidades tradicionais e de baixa renda, construção de casas e regularização fundiária. Além disso, realiza mediação de conflitos gerados pela disputa de moradia e dá assessoria técnica para projetos de habitação.

Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário