terça-feira, 20 de outubro de 2009

MCidades lança publicações do Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social

A Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades lançou no último dia 15 de outubro a Coletânea “Lei Nacional de Saneamento Básico: Perspectivas para as políticas e a gestão dos serviços”. A obra, formada por três volumes, é um conjunto de publicações destinadas a subsidiar o trabalho de educadores ambientais e responsáveis pelo desenvolvimento de projetos socioambientais em empreendimentos de saneamento. É uma contribuição de 58 autores, pesquisadores e especialistas com 44 artigos, alguns escritos em coautoria, sobre os desafios e oportunidades para o aperfeiçoamento da gestão e da condução das políticas públicas para o saneamento básico, como prevê a Lei 11.445/2007.

No mesmo evento, também foram lançadas duas publicações do Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (PEAMSS). A primeira é um caderno metodológico para ações de educação ambiental e Mobilização Social em Saneamento, que apresenta algumas referências metodológicas voltadas para estimular e contribuir para o desenvolvimento de ações articuladas de educação ambiental e mobilização social, que tenham como características a participação popular e o comprometimento com mudanças estruturantes na busca pela construção de sociedades sustentáveis.

A segunda publicação do PEAMSS será no formato de história em quadrinhos. Trata-se de um caso hipotético de mobilização e organização social, com uma linguagem clara, didática e aborda aspectos relativos à organização comunitária e ao planejamento participativo a partir dos problemas relacionados ao saneamento e à saúde ambiental.

O evento, promovido pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento em parceria com a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental e do Grupo de Trabalho Interinstitucional, foi realizado durante a 22ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades. O Grupo de Trabalho Interinstitucional é formado pelos Ministérios das Cidades, da Saúde, do Meio Ambiente, da Integração Nacional, da Educação e da Caixa Econômica Federal.

Acesse aqui as publicações.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério das Cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário